Rio Grande do Norte, quinta-feira, 28 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 29 de julho de 2015

Mobilidade urbana: 10 passos de um politiqueiro

postado por Carta Potiguar

Por Marcelo Lima

O prefeito de Natal foi ao twitter, Domingo (19), usar da sua arte já muito capenga: enganar seguidores/eleitores. Tentou mostrar serviço falando sobre transporte público em Natal, mas passou por baixo. Ou ele é extremamente desinformado e despreparado, ou estava só exercendo a plenitude da sua “malandragem”. Saiba o porquê:

1) Carlos Eduardo assinou em 2013 uma ordem de serviço para construir 300 paradas de ônibus novas, mas disse no Twitter que agora que só vai fazer uma reforma de 60.

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http://tribunadonorte.com.br/noticia/prefeito-assina-ordem-para-construcao-de-300-abrigos-em-paradas-de-onibus/255454

http://jornaldehoje.com.br/prefeitura-vai-padronizar-calcadas-e-abrigos-de-onibus/

2) Dos 400 mil passageiros de ônibus de Natal, somente 1.200 utilizam as estações de transferência diariamente. Isso é menos de 1% do total de usuários de ônibus da cidade. As duas estações custaram R$ 1,2 milhão (fora o dinheiro da manutenção e segurança). E o prefeito ainda divulga essa informação no twitter “se pabulando”.

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3) Natal é considerada a segunda pior cidade do Brasil quando o assunto é sinalização no transporte público. A Ong Mobilize comparou 25 cidades do País. O R$ 1,2 milhão, investido nas estações por capricho de Carlos Eduardo Alves, poderia ter servido para colocar as informações de percurso e linhas nos pontos de ônibus.

http://jornaldehoje.com.br/natal-tem-segunda-pior-sinalizacao-de-transporte-publico-entre-25-cidades/

4) Com R$ 1,2 milhão, ainda sobraria dinheiro para  produzir alguma ferramenta on line sobre o percurso das linhas, o número e o horário delas – se houvesse hora certa para o ônibus em Natal. Desde a gestão de Micarla de Sousa o site de Prefeitura não tem mais essas informações.

http://www.natal.rn.gov.br/semob/servicos/paginas/servicosonline.asp?orelha=0

5) Natal tem VLT (Veículo Leve sobre Trilho), alternativos, ônibus municipal, semiurbano (Nova Parnamirim) e intermunicipal circulando. Mas cadê a possibilidade de integração entre eles, Carlos Eduardo? Basta ir em qualquer capital vizinha pra ver isso acontecer. As ciclovias em Natal tem uma característica que as torna conhecidas Brasil afora: ligam canto-algum a lugar-nenhum. Cadê o plano de mobilidade pra organizar todas as formas possíveis de se mover nessa cidade?

6) A Prefeitura de Natal informou, em janeiro de 2015, numa nota oficial que não iria aumentar o valor da passagem de ônibus antes da licitação das empresas. Pegadinha do Malandro Carlos Eduardo Alvilis!

http://tribunadonorte.com.br/noticia/tarifa-aumentara-antes-da-licitaa-a-o/316506

7) O prefeito reformulou o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, mas a maioria dos assentos permanece com o Estado (município, governo Federal e Estadual). Se esse conselho é para colocar em prática o “controle social” (exercido pela sociedade sobre o Estado), qual o motivo para a maioria das vagas ser de órgãos estatais? A mais pura enrolação.

8) A gestão Carlos Eduardo colocou como condição para o aumento da passagem de ônibus no ano passado, em julho, a compra de 50 novos ônibus pelas empresas. Onde estão? Como vivem? O que comem? Por que não chegaram?

http://jornaldehoje.com.br/decidido-passagem-de-onibus-em-natal-custara-r-235-partir-deste-domingo/

09) Carlos Eduardo e sua corja acham que estão acima da lei. Eles aumentaram a passagem de ônibus descumprindo a lei 398/2014. Essa norma municipal determina que seja realizada uma audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores para discutir o aumento.

http://www.natal.rn.gov.br/semut/legislacao/promulgada/LeiPromulgada398-2014.pdf

10) A Câmara dos Vereadores investigou a relação da STTU com o Seturn e chegou a conclusão que as empresas devem quase R$ 12 milhões em multas acumuladas em dez anos. Vale lembrar que desses dez anos, Carlos Eduardo Alves governou Natal por seis anos.

http://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/3309/relatorio-final-da-cei-da-sttu-seturn-e-lido-em-plenario

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