Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de setembro de 2015

Disco de David Gilmour levou quase 20 anos para ficar pronto

David-GilmourDa redação da Bilboard Brasil

O novo álbum de David Gilmour, Rattle That Lock (que será lançado no dia 18 de setembro) e The Endless River, do Pink Floyd, foram lançados com apenas dez meses de diferença.

“Este [Rattle That Lock] está sendo feito há um tempo”, contou Gilmour à Billboard. “The Endless River interrompeu o processo deste álbum. O disco foi como uma bola de neve, ganhando velocidade e corpo com o tempo”.

A sequência de On An Island (2006), Rattle That Lock inclui um trecho de música – o piano da introdução de “A Boat Lies Waiting” – que serve como tributo ao falecido tecladista do Floyd, Rick Wright, e uma música com letras da escritora Polly Samson, esposa de Gilmour. O guitarrista observa que é possível até mesmo ouvir o seu filho Gabriel – hoje com 18 anos – ao fundo. Somando todo o processo, o guitarrista trabalhou em mais ou menos 35 músicas antes de escolher as dez que entrariam no álbum (14 na edição deluxe). “Trata-se apenas de sentar, ouvir e pensar sobre o que cada uma é, quais letras estarão nela e depois quais se encaixam”, disse Gilmour.

LONDON, ENGLAND - JANUARY 28:  Polly Samson (L) and David Gilmour attend the 2013 Costa Book of the Year Awards at Quaglinos on January 28, 2014 in London, England.  (Photo by David M. Benett/Getty Images)

Rattle That Lock também marca mais um passo na evolução da parceria de composição entre Gilmour e Polly, que acaba de publicar um novo livro, The Kindness. Polly Samson começou a escrever letras para o Pink Floyd em 1994, no álbum The Division Bell, mas o processo criativo com Gilmour tornou-se mais formal – e à vontade – com On An Island e agora com Rattle That Lock.

Gilmour acaba de começar a turnê de Rattle That Lock. No show de abertura, no último sábado (05/09), em Brighton, na Inglaterra, onde mora com sua esposa e filhos, o guitarrista misturou as músicas do novo álbum e outras da carreira solo com algumas do Pink Floyd. O músico britânico fará uma turnê pela Europa e Reino Unido até outubro e pela América do Sul em dezembro antes de ir para a América do Norte para shows em cinco cidades entre o final de março e o início de abril.

Hanna Flávia Saito

Jornalista e filósofa. Tradutora e parecerista editorial. Casada com Sampa, arrebatada por Natal. Missão na Carta: entrevistas e artigos sobre literatura, cinema, música e vida cultural em geral. Não encontrou motivos convincentes para ter uma conta no Facebook.

Comments are closed.

Artes

É na tentativa de ser alguém, que a gente termina sendo.

Artes

O problema foi que escrevi um livro