Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de março de 2016

Frente Feminista de Natal realiza Ato Político dia 8 de Março no centro da cidade

postado por Carta Potiguar

Frente Feminista de Natal realiza Ato Político dia 8 de Março no centro da cidade

8 de março em NatalO mês de março é de extrema importância para a reafirmação da luta feminina. O sinal de alerta soa a cada nova violência escancarada na mídia ou omitida dentro de casa. Mas, não iremos nos calar e nossas vozes ecoarão nas ruas de Natal no próximo dia 8 – data que se comemora o Dia Internacional da Mulher, em Ato Político “Nem silenciosas, nem silenciadas. Mulheres nas ruas por liberdade e autonomia”, com concentração a partir das 13h, na Prefeitura Municipal do Natal.

As ações começam nesta sexta-feira, dia 4, às 14h no Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Setor I da UFRN, com a Oficina de produções de materiais e Ensaio da batucada feminista. No mesmo dia, às 17h30, no anfiteatro do Laboratório de Comunicação da UFRN (LABCOM), acontece o Cine-debate, com exibição do filme “As Sufragistas”. Filme que trata sobre o direito das mulheres de votar, iniciado no fim do século XIX. Não é necessário fazer inscrição para participar das atividades.

Cenário atual

Em meio a conquistas e retrocessos é preciso mostrar o cenário desfavorável, nocivo e, sobretudo violento em que nós, mulheres, estamos inseridas. E quando se trata da realidade vivenciada pelas brasileiras, o país ocupa a infeliz 5º posição no ranking global de assassinatos de mulheres, de acordo com o Mapa da Violência contra as Mulheres de 2015. São cerca de treze mortes por dia.

A não legalização do aborto é outra questão que precisa ser evidenciada. Hoje, o aborto, é um problema de saúde pública no Brasil, sendo a 5ª causa de morte materna do país, segundo o Conselho Federal de Medicina. As mulheres que morrem em decorrência de procedimentos de abortos mal sucedidos são as que vivem em condições de pobreza, a margem da sociedade. As mulheres negras são as principais vítimas desses procedimentos.

A violência sexual é uma das facetas da violência de gênero, assim como a homofobia é um preconceito em relação à orientação sexual. A Escola, além de encaminhar jovens ao mercado de trabalho, tem a função de formador cidadãs/os. É por isso que é tão necessária a discussão dessas questões nas escolas.

Em 2015, por meio de amplos debates envolvendo representantes de instituições públicas e privadas e segmentos da sociedade civil, foram construídos os Planos Municipais e Estaduais de Educação. Em consonância aos Direitos Humanos e seguindo diretrizes de organismos internacionais, sobre a universalização de direitos, combate a preconceitos, discriminação e evasão escolar. Porém, nos tramites de sua aprovação nas Casas Legislativas de Natal (Câmara de Vereadores) e do RN (Assembleia Legislativa), presenciamos a ação retrógrada e criminosa de parlamentares que, representando grupos conservadores, retiraram as questões de gênero e orientação sexual do texto dos Planos Municipal e Estadual de Educação. Configurando conivência com os crimes relacionados à violência de gênero.

O Ato Político no próximo dia 8 será mais uma forma de chamar atenção para a luta feminina e sua importância, é preciso dar voz e luz aos absurdos e violências enfrentadas todos os dias, pelo simples fato de sermos mulheres. A Frente Feminista seguirá em luta até que todas sejam livres.

______________________

Frente Feminista de Natal

CONVOCATÓRIA PARA O ATO: 

Data: 8 de março de 2016
Horário: 13h
Local: Prefeitura Municipal do Natal 

Link do evento no Facebook

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

Uma janela para os infiéis

Política

Semipresidencialismo como solução para a crise?