Rio Grande do Norte, quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de outubro de 2016

Jean Baudrillard e “A ausência do mundo”

postado por Wagner Teixeira

A equipe Tchau Babel tem o prazer de compartilhar com os leitores da Carta Potiguar o vídeo que estreia nosso acervo público de documentários e vídeos estrangeiros traduzidos para o Português.

Trata-se de traduzir e divulgar conteúdos audiovisuais elaborados em Espanhol, Francês ou Inglês, todos ou quase todos inéditos. Os vídeos do nosso acervo abordarão figuras e temas consagrados e/ou de grande relevância jornalística, artística ou científico-filosófica.

Ao realizarmos essas traduções de maneira gratuita e independente, acreditamos estar contribuindo para a difusão de ideias e informações que julgamos oportunas, embora não necessariamente nossa equipe esteja de acordo com as mesmas.

Para começar com “chave de ouro”, trazemos uma reportagem sobre a exposição fotográfica “A ausência do mundo”, realizada entre 2004 e 2005 pelo pensador e fotógrafo francês Jean Baudrillard.

A matéria televisiva, gravada à época da exposição, aborda as ideias do autor sobre imagem, indústria da simulação, linguagem, real e fotografia, incluindo uma breve entrevista com Baudrillard. A valiosa reportagem ainda não havia sido honrada com nenhuma versão pública em Português. A tradução foi realizada por Lina Marcela Arredondo e Juliet Durchamp. A revisão final foi de Wagner Teixeira.

Para acompanhar as atualizações do nosso Acervo Público de Traduções, acompanhe o perfil de Tchau Babel no Facebook.

 

Wagner Teixeira

Cientista social, tradutor e revisor. Cofundador da equipe Tchau Babel.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Racismo e cotas raciais: entre o preconceito velado e o preconceito afirmado

Sociedade e Cultura

A que e a quem serve a militância acadêmica contra o marxismo e contra a análise da ideologia?