Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 3 de dezembro de 2016

Entrevista: Vereador Sandro Pimentel (PSOL)

postado por Carta Potiguar

Por Leonardo Dantas (Jornalista)

“A gestão mais maquiada que já vi”, dispara o vereador Sandro Pimentel a respeito de Carlos Eduardo.

 

sandrEm entrevista à Carta Potiguar o vereador reeleito Sandro Pimentel, que é fundador do PSOL em Natal, mestre em Estudos Urbanos e Regionais, e vigilante da UFRN, fala sobre suas conquistas em seu primeiro mandato, tece críticas a atual gestão de Natal e fala do futuro da esquerda.

Com 3.700 votos o vereador reeleito Sandro Pimentel (PSOL) conseguiu manter sua cadeira no legislativo municipal nas eleições de 2016. O resultado surpreende pela conquista da vaga pelo PSOL sem coligação partidária, e aos poucos o partido se firma como mais uma alternativa para a esquerda socialista e democrática. Para Sandro, a conquista se deve ao “trabalho incansável na Câmara Municipal e com participação direta da população”. De acordo com o vereador, em entrevista à Carta Potiguar, as pessoas passaram a acompanhar o trabalho dos políticos e já sabem mensurar e manter os candidatos que se destacam.

Câmara Municipal

Uma das principais conquistas do mandato de Sandro aconteceu ainda em 2013 no seu primeiro ano de atuação, quando o projeto de lei de sua autoria extinguiu o voto secreto no legislativo. “Reforçamos a transparência em todas esferas municipais – em especial na Câmara Municipal, onde acabamos com o voto secreto e constituímos a publicação da frequência mensal dos vereadores, disponível no site da casa parlamentar”.

Sandro relembrou também de sua participação na inserção de diversas emendas na licitação dos transportes públicos que garantiram a climatização dos ônibus, motor traseiro e câmbio automático. Porém, com a licitação acredita-se na possibilidade do valor da passagem de ônibus chegar a R$ 3,45. “Um valor injusto, que não se justifica, a população precisa se mobilizar”, afirma. Ainda na mobilidade urbana, o vereador psocialista foi co-autor do projeto de passe livre para estudantes da rede municipal e tarifa zero para pessoas com deficiência.

“Pretendemos manter nossas principais bandeiras de modo aprimorado, por isso entraremos o próximo mandato com foco nas pautas dos direitos dos animais, transparência política, participação popular, direito à cidade e direito dos trabalhadores”, afirma.

Ele ainda destaca a luta pelo não-parcelamento do salário dos servidores municipais, regulamentação do UBER e a criação do primeiro Hospital Público Veterinário.

Carlos Eduardo

“A gestão mais maquiada que já vi”, assim define o mandato do prefeito reeleito Carlos Eduardo. Sandro Pimentel não poupa críticas ao primo de Henrique Eduardo Alves, e afirma que a prefeitura tem se preocupado essencialmente com as festividades. “Seria louvável se vivêssemos um momento de esbanjamento econômico e financeiro, o que não é o caso, posto que os salários dos servidores têm repetidos atrasos”. Ainda de acordo com Pimentel, a capital potiguar parou no tempo e não existe qualquer planejamento por parte do executivo para superar esse momento. “A gestão além de inerte é também míope e desorientada”.

O vereador dos animais

Presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Direitos dos Animais, Pimentel tem um trabalho reconhecido no segmento. “Fomos os legítimos representantes da causa animal com articulação com protetores e ativistas, logrando diversas conquistas como os dois veículos de castração animal gratuita para Natal/RN e eventos de adoção de animais com viabilização de vacinas e orientações veterinárias – a terceira edição será neste mês de dezembro”.

A chegada dos chamados “Castramóveis” em julho deste ano foi comemorado pela população, porém ainda não foram utilizados. “Os dois Castramóveis irão funcionar, querendo ou não o prefeito. O que será algo inédito na cidade, para além da importância com a saúde pública e a vida dos nossos bichinhos. Nosso sonho que lutarei incansavelmente é ver erguido o hospital público veterinário”, afirma.

PSOL, Esquerda, eleições

A guinada à direita e a fragmentação partidária marcaram o pleito de 2016, surgindo a necessidade urgente da esquerda se reorganizar para atuar nesse cenário desafiador. Sandro não acredita em derrota da esquerda, mas um recrudescimento normal no cenário político. “O povo no geral soube medir e fazer apostas no novo, com algumas exceções. Infelizmente como não temos uma cultura partidária arraigada, essas mudanças podem e foram muitas à direita, de todo modo, é hora de toda a esquerda fazer um balanço real e sem ingenuidade de todo esse processo”.

Quase metade das cadeiras na CMN foram renovadas. Porém, uma renovação perigosa para a esquerda segundo o vereador. “Temos uma Câmara onde o “centrão” cresceu muito – o que é muito perigoso pois diminuiu a representação política de esquerda. No caso do PSOL, crescemos muito, embora reduzindo o número dos vereadores. Basta verificar que em 2012 tivemos menos de 4 mil votos e agora alcançamos cerca de 18 mil votos, ou seja, um patamar de 350℅ de crescimento real”.

Sobre prévias e unidades de esquerdas, o vereador é cauteloso. “Diferentemente de partidos que respiram campanha, o PSOL está longe de pensar em estratégias para 2018. Felizmente temos vários nomes muito bons, portanto, imagino que façamos uma chapa muito forte de modo a garantir pelo menos uma cadeira na assembleia legislativa, mas ainda é muito cedo para projetar 2018, agora estamos focados no Fora Temer, na derrubada da PEC 55 e combatendo nas ruas e no parlamento as investidas do executivo contra os direitos do povo”.

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Ética

O flerte antidemocrático

Política

NEM PEC 55, NEM CABRAS DESMAIADORAS: SEJAMOS LOBOS!