Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 28 de dezembro de 2016

Júlia Arruda defende gestão de Carlos Eduardo e ressalta a ampliação da bancada feminina

postado por Leonardo Dantas

Reeleita para o seu terceiro mandato na CMN, Júlia Arruda (PDT) foi a primeira vereadora a renovar sua cadeira no legislativo potiguar. Em 2016, alcançou a marca de 5.765 votos, quase o mesmo número de eleitores de quando foi eleita pela primeira vez em 2008, com 5.541 votos. Preside atualmente a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e não lhe faltam títulos que reconheçam e premiem suas atividades parlamentares. Em entrevista à Carta Potiguar, a vereadora recém diplomada para o exercício 2017/2020 fala sobre seu trabalho na Câmara e o futuro do seu mandato.

elpidio

Vereadora Júlia Arruda (PDT) eleita com 5.765 votos. (Foto: Elpídio Jr)

Sair vitoriosa nas eleições deste ano foi um desafio maior que em outros anos, a concorrida coligação PDT, PMDB, PR, PROS, DEM deixava o cenário bastante indefinido. “Acredito que essa reeleição é fruto de um trabalho consolidado que desempenhamos na Câmara Municipal, onde estamos à frente de importantes bandeiras de luta, como os direitos das crianças e adolescentes, mulheres e pessoas com deficiência”, comemora.

Patrulha Maria da Penha: Direito das Mulheres é uma pauta constante no mandato de Júlia Arruda

Patrulha Maria da Penha: Direito das Mulheres é uma pauta constante no mandato de Júlia Arruda (Foto: Cedida)

O ano de 2016 para Júlia Arruda também foi marcado pela mudança de partido. A saída do PSB foi ocasionada pela troca do comando do partido socialista no RN e os rumos que a legenda vinha tomando nacionalmente. Sobre a política nacional, Arruda acredita que a situação é delicada e requer muita atenção da população. “Vivemos um momento instável, de extrema insegurança institucional, em que cenário político passa por uma das maiores crises da jovem democracia do nosso país”.

whatsapp-image-2016-09-08-at-17-00-08-640x451

Júlia Arruda posa ao lado do prefeito Carlos Eduardo e do vice Álvaro Dias (PMDB)

Alinhada ao prefeito Carlos Eduardo, Júlia partiu para o PDT que para ela possui uma linha ideológica similar ao que o PSB defendia anteriormente. “Contribuí para a eleição e reeleição do prefeito Carlos Eduardo e o caminho natural é mantermos essa parceria. Ajudei a construir sua gestão e continuarei com minha posição firme, elogiando quando merecer e fazendo as críticas que considerar necessárias”.

Mesmo com as diversas críticas à gestão do pedetista como o atraso dos salários dos servidores, Arruda defende. “Carlos Eduardo iniciou seu mandato em uma cidade com os serviços básicos completamente falidos. Com uma equipe técnica e extremamente qualificada, mesmo em meio à crise econômica que abala o país, conseguiu ‘arrumar a casa’, e hoje Natal pode olhar para frente e planejar o futuro”.

Bancada feminina reunida durante a diplomação (Foto: Veronika Macedo)

Bancada feminina reunida durante a diplomação (Foto: Veronika Macedo)

Em 2017 irá reencontrar sua ex-companheira de partido na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Wilma de Faria (PTdoB). “Nos quase dois mandatos em que estive no PSB, Wilma foi uma importante parceira.  Com sua experiência e pioneirismo como a primeira prefeita e governadora, acredito que vem para somar e reforçar a bancada feminina da Câmara Municipal, que na próxima legislatura terá o dobro de representantes. Um momento importante para a participação política das mulheres em nossa cidade”.

Com uma agenda voltada para as questões sociais, destaque para a defesa dos Direitos das Mulheres, Júlia Arruda pretende em seu novo mandato continuar defendendo essas bandeiras. “Entramos em 2017 com o desafio de fazer valer algumas leis e projetos de iniciativa do nosso mandato e consolidar outros que já são realidade. É o caso da Patrulha Maria da Penha, que foi vetado pelo Executivo e agora retorna para que a Câmara Municipal aprecie o veto. Um projeto que já é realidade e tem feito a diferença é o Escola na Frente, que leva os debates da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para as escolas de Natal. No próximo ano, vamos ampliar esse projeto”.

Júlia ainda não definiu seu voto para a presidência da Câmara. (Foto: Elpídio Jr)

Júlia ainda não definiu seu voto para a presidência da Câmara. (Foto: Elpídio Jr)

Avessa à polêmicas e especulações, Júlia ainda não definiu seu voto para presidência da CMN. “A eleição só será no dia 1° de janeiro e estou analisando o cenário da Casa. Ainda não tenho definição de voto, mas acredito que temos bons candidatos concorrendo à vaga”.

Com a política partidária sendo criminalizada e desgastada diariamente, há quem ache loucura até mesmo se candidatar ao cargo de síndico. Para Júlia Arruda, é através da política que se muda a vida das pessoas. “Fazer política é gratificante, é uma missão que nos engradece e nos faz crescer diariamente. Saber que você está fazendo a diferença na vida das pessoas é uma das melhores sensações que se pode sentir. E a política funciona como um amplificador dessa sensação”, finaliza.

Leonardo Dantas

Comments are closed.

Política

Notas pré-natalinas sobre o tráfico de drogas no Brasil (a partir de uma reportagem do El País)

Política

Com cheiro de fascismo