Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de julho de 2017

Insurgências Poéticas em duas edições esta semana

postado por Leonardo Dantas

Pensando em como melhorar a democratização do acesso às  movimentações poéticas, o projeto Insurgência Poéticas se rebela em duas edições nesta semana. A primeira acontece no Bardallos Comida e Arte nesta quarta-feira (12), a partir das 19h. Já a segunda edição desembarca no Nalva Melo Café Salão, no sábado (15), a partir das 16h. Ambas homenageiam a poeta Michelle Ferret e recebe Tiquinha Rodrigues estreando solo.

Em sua quarta temporada, o Sarau Insurgências Poéticas une poesia, dança, teatro, artes visuais, música e economia criativa para insurgir e criar espaços de fluxo e trânsito para artistas e produtores do nordeste.

BARDALLOS COMIDA E ARTE

Nessa semana a programação no Bardallos contará com homenagem a poeta e dramaturga Michelle Ferret, lançamentos de livros e da coleção insurgências poéticas em parceria com o Estúdio ODM Carlota, estreia do ”Giro In Solo” trabalho solo da violinista, rabequeira e compositora Tiquinha Rodrigues e muito mais.

Michelle Ferret é poeta, dramaturga, professora, graduada em artes cênicas e jornalista. (Foto: Reprodução)

Civone Medeiros, Leonam Cunha e Thiago Medeiros passeiam entre poesias autorais e do repertório de Michelle Ferret, entre erotismo, fantasia, amorosidades; Rozeane Oliveira apresenta a coreografia “talvez” inspirada no poema de mesmo título, da poeta; as artes visuais da noite é do artista visual Pedro Bauduíno e a música rola solta entre afetividades, autorais e outros cancioneiros Felipe Nunes apresenta seu show e Leonam Cunha estreia como DJ em uma playlist nacional das boas.

Ainda na quarta-feira, o inédito “Estados em Poesia”, evento que acontece em todo o Brasil, será apresentado pela primeira vez em Natal. Como colaborar, quando e como acontecerá você fica sabendo pelos poetas/produtores Gonzaga Neto e Gessyka Santos que apresentam o evento na cidade, junto com outros poetas locais.

NALVA MELO CAFÉ SALÃO

No sábado (15) é dia de descer a ladeira e chegar ao lugar onde tudo começou. Alinhar as asas pra fortalecer o voo. Essa é a ideia da segunda edição das  Insurgências Poéticas e Sarau Café Salão.

Entre cocos, rabecas, poesias, cantos, juremas e batuques a violinista, rabequeira e compositora Tiquinha Rodrigues apresentará ao público seu primeiro solo. Com um repertório que reúne desde músicas instrumentais e a poesia, escolhidas no processo de lapidação e suas buscas musicais, o show contará com a presença de  Toni Gregório (violão, viola), Kleber Moreira (percussão), Bianca Maggi (percussão, poesia e vocais) e a participação de Michelle Ferret (poesia) e Titina Medeiros (atriz).

“Este show é uma semente que vem sendo plantada. De todos os lugares que andei e ouvi, parece que você tem uma longa saia que vai costurando fio a fio a cada dia, a cada giro. Esse trabalho é um processo novo para algo que quero construir aos poucos”. Tiquinha. (Foto: Reprodução)

A programação vespertina ainda conta com o lançamento da Coleção Insurgências Poéticas que apresenta poemas em camisas, canecas, quadros e outros artefatos com poemas de Civone Medeiros, Marina Rabelo e Thiago Medeiros. Na ocasião haverá um diálogo sobre a economia criativa e sua importância para o momento em que estamos passando, com profissionais convidados.

SERVIÇO:

Insurgências Poéticas – Homenagem a Michelle Ferret
Data: Quarta-feira (12/07)
Hora: 19h
Local: Bardallos Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, 678 – Centro Histórico)
Entrada colaborativa: R$ 10 (Concorra a uma rifa com produtos criativos de produtores locais)

Insurgências Poéticas e Sarau Café Salão
Data: Sábado (15/07)
Hora: 16h
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, Ribeira)
Entrada colaborativa: R$ 10

Leonardo Dantas

Comments are closed.

Artes

Série brasileira "3%" é o "Black Mirror" do Brasil atual

Artes

Insurgências Poéticas encerra temporada nesta quarta-feira (26)