Rio Grande do Norte, quinta-feira, 18 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de março de 2019

Sarau Insurgências Poéticas realiza o I Encontro de Poetas Nordestinos

postado por Leonardo Dantas

Com o tema Memória Cidade Poesia, Natal recebe no próximo sábado (30), o I Encontro de Poetas Nordestinos que tem como objetivo partilhar narrativas, processos criativos e reflexões sobre a importância dos movimentos coletivos de poesia para as cidades, essa ação integra as atividades de celebração dos 3 anos do Sarau Insurgências Poéticas.

Os convidados são Thiago Medeiros escritor e produtor do Encontro Literário Letras em Barro, realizado em Caruaru/PE, a paraibana/potiguar Jeovania Pinheiro, Iara Carvalho e Wescley Gama idealizadores do casarão da poesia há mais de uma década na cidade de Currais Novos/RN, além dos anfitriões Felipe Nunes, Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros.

O escritor Thiago Medeiros é o idealizador do projeto Encontro Literário Letras em Barro, que acontece em Caruaru. (Foto: Divulgação)

Na programação do encontro, além de poesia tem música com os shows de Felipe Nunes, Wecley Gama, Yrahn Barreto e a Dj Carla Nogueira, artes visuais com a exposição Correspondências que reúne 20 artistas potiguares (de nascimento e de vivência) entre elas Eveline Sin, Cláudia Moreira e Clarissa Torres, cinema com a exibição doa filmes Vitruviano e o poema da inerente invisibilidade e nada foi em vão do pernambucano Sihan Felix, dança contemporânea com o fragmento eu-fêmea de Rozeane Oliveira, feira literária com sebo letra n’ativa, insurgências poéticas e estúdio Carlota, além de diálogos criativos envolvendo arquitetura, memória e resistência com a participação de Regina Azevedo e Gessyka Santos, os diálogos serão mediados pela arquiteta e criadora do museu da memória afetiva Cláudia Gazola e pelas jornalistas Luiza Mendes e Michelle Ferret.

Na sexta, 29 o encontro promove a oficina de escrita e publicação “Cidade Memória Poesia” com o pernambucano Thiago Medeiros, das 14 às 18 horas, inscrições no valor de 25,00 pelo whats do encontro (84) 986270893.

Três anos de Insurgências Poéticas

Mais de 200 edições em bares, teatros, escolas e universidades públicas e privadas com a participação de mais de 300  potiguares e de outras partes do mundo, homenagens a artistas e mediadores doa direitos humanos no RN. O projeto representou o RN na edição coração selvagem, no Ceará. 3 livros lançados pelo selo do sarau.

O saldo do sarau Insurgências Poéticas rima, sobretudo, com resistência e é ela que impulsiona a criatividade do grupo que não para.

Lançamento pernambucano em Natal
Thiago Medeiros lança “Claro é o Mundo à minha Volta” pela editora Patuá.

Sobre o autor
Thiago Medeiros é escritor, poeta, músico, agitador cultural na cidade de Caruaru, Pernambuco, criador do Encontro Literário Letras Em Barro, que ocorre anualmente e encaminha-se para a terceira edição.

Frequentou por três anos a oficina de criação literária de Raimundo Carrero, tendo sido menção honrosa no II Prêmio Pernambuco de Literatura.

Lançou este ano seu primeiro livro de conto, “Claro é o mundo à minha volta”, pela Editora Patuá. O Encontro Literário Letras Em Barro, mais do que apresentar a nova literatura nacional ao público pernambucano, tem o intuito de incentivar novos e novas escritores e escritoras, realizando assim oficinas de criação e aproximando público de autores e autoras, com o intuito de apresentar a criação literária, acima de tudo, como profissão.

Já estiveram entre os convidados e convidadas Marcelino Freire, Maria Valéria Rezende, Raimundo Carrero, Aline Bei, Flávia Gomes, Luna Vitrolira, Fred Caju, Silvério Pessoa, Alexandre Revoredo, Joana Figueredo, Stefan Marion, Mário Rodrigues e Nivaldo Tenório.

Coletiva de artistas potiguares
Correspondências une o diálogo entre 20 artistas potiguares (de nascimento ou vivência) que nunca tinham tido contato e trocaram cartas através obras visuais de Canniggia Carvalho, Clarissa Torres, Cláudia Moreira, Creaty, Diogo Ferreira, Garibaldi Soares, João Oliveira, Maluz, Maria Luiza Moreira, Rita Machado e poemas de Daiany Dantas, Eveline Sin, Gessyka Santos, Gonzaga Neto, Jeanne Araújo, Leonam Cunha, Marina Rabelo, Michelle Ferret, Renata Marques e Thiago Medeiros.

Economia criativa
O encontro de poetas acontece a partir da economia criativa e não conta com nenhum apoio direto de empresas ou instituições, acontece graças ao apoio de: Abayomi Espaços Compartilhados, A3 Gráfica e Copiadora, Bardallos Comida e Arte, Divaneide Basílio, Café Bresson, Estúdio Carlota, Margem Hub Fotografia, Jamilly Mendonça Produções, Odara Produtora.

Serviço
O que? I encontro de poetas nordestinos
Quando? Sábado, 30 de março
Onde? Margem Hub Fotografia  (R. Amaro Mesquita, 46 – Lagoa Nova)
Que horas? 15h às 22h
Entrada: R$ 10
Realização Sarau Insurgências Poéticas (84) 986270893

 

Leonardo Dantas

Comments are closed.

Artes

Sarau Insurgências Poéticas celebra 3 anos em edição especial no palco da Casa da Ribeira

Artes

Quais as vestimentas da CENSURA de hoje?