Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 1 de abril de 2019

1964 no espelho: o que comemorar?

postado por Gabriel Miranda

Tratava-se de um dos meus últimos dias em São Paulo e, como era de se esperar, dez dias não foram suficientes para conhecê-la. Havia um local que eu ainda não tinha conhecido, embora tivesse planejado fazê-lo. Decidi, então, sacrificar o horário do almoço, pegar a linha amarela na Estação Fradique Coutinho e ir até à Estação da Luz, eternizada no samba triste de Tom Zé, o marginal tropicalista. Tentando entender a poesia concreta da Estação, por ali permaneci alguns pouquíssimos minutos – nada entendi, assim como Caetano, e fui embora para o meu destino final: o Memorial da Resistência, museu que conta a história de repressão e resistência no Brasil dito republicano.

Logo nos primeiros vãos, lê-se em letras imponentes: lembrar é resistir. Talvez mais do que nunca, tal asserção demonstre sua validade. Em nossa história recente, parece-me que estamos vivendo o período onde se há menos vergonha em admitir valores antidemocráticos, misóginos, racistas etc. Nesta conjuntura, ao lembrar, resistimos, pois assim não deixamos o terreno livre para os canalhas que relativizam os crimes da ditadura ganharem espaço na esfera pública.

Mas é necessário demarcar algo com precisão: parcela considerável dos poucos sujeitos que hoje defendem a ditadura não o fazem por um lapso cognitivo, mas sim porquê estão expressamente colocados do lado oposto ao da democracia. O que define esses dois lados não é algo que figura na dimensão do acesso ao conhecimento, mas sim na dimensão dos valores. Neste sentido, livros de história não são o antídoto para esses sujeitos, tampouco se sensibilizam com os relatos dos(as) torturados(as), pois lhes falta o mínimo de respeito à vida daqueles que pensam diferente.

Viver é um ato político. E política é luta, disputa, jogo de forças. Nesse momento, portanto, que disputemos os significados da ditadura civil-militar que operou no Brasil entre 1964 e 1985, violando expressamente toda gama de direitos civis e políticos: torturando, exilando, matando, cassando, censurando, perseguindo, estuprando. Hoje, há quem relativize esses crimes e defenda o regime sangrento iniciado em 1º de abril de 1964 – sim, oficialmente, o regime civil-militar tem início no dia da mentira, escancarando a farsa do golpe.

Portanto, se tal debate está colocado, que não nos furtemos de enfrentar as ideias dos saudosistas de 1964 e cortar o mal pela raiz, antes que ele consiga coro. Afinal, não faltam indícios de que, como nação, o Brasil tem uma péssima memória: aqui, por exemplo, nega-se o racismo estrutural contra as populações negra e indígena, massacradas no passado e no presente. Os últimos meses também não deixam dúvidas: o que há de mais intolerante e retrógrado no debate público parece seduzir uma parcela significativa da população. Sendo assim, é prudente estar com o pé atrás e nunca subestimar ideias que parecem absurdas, como a louvação ao golpe de 1964.

Definitivamente, quem carrega consigo o mínimo de humanidade e compromisso com a história, não poderá afirmar que houve, durante o regime civil-militar, algo a ser comemorado. No máximo, temos brilhantes músicas de protesto e algumas situações das quais podemos dar boas risadas hoje, como o episódio em que um conjunto de militares, ao vasculhar a biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda, decidiu apreender os livros sobre cubismo, pois para eles se tratavam não de obras sobre um movimento artístico, mas de escritos sobre a Revolução de 1959. Ou, ainda, a história de um militante anarquista baiano que, ao ser detido e questionado sobre qual a diferença entre o PCdoB e o PCB, respondeu se tratar da preposição. Bem, talvez a estupidez dos militares e a ousadia dos que se fizeram de aço para enfrentar os anos de chumbo possam ser festejadas, mas além disso, não há nada o que se comemorar.

Gabriel Miranda

Cientista social (UFRN), mestre e doutorando em Psicologia, também pela UFRN. Pesquisador associado ao Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV).

Comments are closed.

Política

Natália Bonavides cobra explicações do Ministro da Educação sobre os impactos da Reforma da Previdência nos profissionais da Educação.

Cultura

Fashion Revolution em Natal