Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 2 de janeiro de 2012

Fabio Faria e a falta de assunto dos colunistas sociais

postado por Daniel Menezes

Sou crítico daqueles que vendem colunismo social como análise política. Além de empobrecer a discussão, quase como via de regra, este tipo de “jornalismo” serve para utilizar acontecimentos referentes a vida pessoal de um político para jogar uma cortina de fumaça sobre o que realmente interessa – sua atuação enquanto agente público.

É que o colunismo social, quando integrado a (falta) de análise política, produz o processo de tiranização privada do espaço público. E aí, ao invés de discutirmos a copa do mundo em Natal, os fatos da administração estatal, relação entre partidos, projetos políticos, mudanças sociais, dentre outros assuntos da esfera pública, passamos a nos preocupar com o namoro de beltrano, a roupa de fulano ou a barba de cicrano. Típico de quem tem de falar, mas não “o” que dizer.

O deputado Fabio Farias é vítima constante desse tipo de ataque rasteiro. Em vez de analisar o seu mandato, se preocupam em super valorizar o seu relacionamento com uma personalidade famosa numa clara tentativa de enquadrá-lo pejorativamente.

Mais que grande bobagem! O cara é novo e tem uma namorada bonita. Quero saber qual é o problema que há nisto?! Puro moralismo barato travestido de jornalismo…

Seria mais interessante deixar essa questão de lado, para centrar a análise nos projetos de lei que ele vem (ou não) aprovando, como vem votando na câmara federal e como se dá sua atuação como vice-lider do PSD.

Sou professor, estudante e também blogueiro. Estas são as minhas atuações públicas. Quero, portanto, ser julgado pelo que faço ao contribuir, através dos meus papeis institucionalizados, para sociedade em que participo. Não porque fiz uma viagem, ou porque sou casado com uma mulher bonita.

Não se trata, é preciso que se fique ainda mais claro do que já está, de defender o referido deputado, mas de alicerçar a reflexão pública sobre os assuntos que realmente importam. De forjar uma esfera pública instigante e produtiva. E esse pseudo-jornalismo só serve para desviar o foco.

Bem, não percamos mais tempo com essas besteiras…

PS. A foto anexada foi retirada do microblog da namorada do deputado Fabio Faria e reproduzida por alguns jornalistas da cidade.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

A Presidência no feminino

Política

Educação precisa de investimento