Rio Grande do Norte, sexta-feira, 28 de abril de 2017

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

A Carta Potiguar nasceu do sentimento de desconforto com a atuação da imprensa local. Criada em 2010 por um grupo de amigos, ex-colegas do curso de Ciências Sociais da UFRN, para se contrapor à acrítica e veladamente parcial mídia local do Rio Grande do Norte, a Carta Potiguar é um investimento coletivo com a finalidade de devolver à prática de leitura de jornais e revistas um sentido de inquietação intelectual e de crítica fundamentada há muito secundarizado. Com uma abordagem mais crítica, seus colunistas e colaboradores apresentam artigos de opinião e análises sobre política, sociedade e cultura locais, nacionais e internacionais, sempre indo além da mera descrição, sem medo de explicitar sua posição.

A Carta Potiguar defende o uso da argumentação crítica: a defesa de pontos de vistas contra a imparcialidade; o olhar crítico contra a neutralidade; a análise afiada e o debate contra os “fuxicos da política” e a independência de pensamento contra as tutelas dos interesses alheios.

Como um projeto coletivo e plural, a Carta Potiguar incentiva os leitores a não somente ler, mas também a escrever. E, assim, compartilhar de suas angustias, inquietações e críticas  num espaço democrático aberto a sua participação, quer seja por comentários ou pelo envio de textos e artigos.

Acima de tudo, a Carta Potiguar se pauta pela autonomia e liberdade de pensamento. Nossos compromissos são compromissos com ideias e valores afirmados e defendidos a partir de um engajamento intelectual. Não possuímos, portanto, vínculos com nenhum político, empresa, órgãos estatais ou privados. Por esses motivos é que a Carta Potiguar nasceu, e está crescendo como uma alternativa crítica.

Histórico

A Carta Potiguar foi idealizado por Daniel Menezes no fim do ano de 2009 ao observar a carência de sites de notícias ou opinião contrários aos modelos adotados no estado. Com a ajuda de David Rêgo e Thiago Leite, em abril de 2010, a Carta Potiguar foi ao ar oficialmente.  Desde então, firmou-se como um dos principais pontos de referência para diálogos críticos, recebendo mais de 200 mil visualizações de artigos mensalmente e cada vez mais somando leitores e colunistas.

Equipe

A Carta Potiguar cresceu muito desde sua fundação. Hoje ela tem colaboradores de diversas áreas, indo muito além das Ciências Sociais, apresentando conteúdo variado e relevante. A união de esforços tem contribuído para a ampla divulgação nacional do site e para a difusão da reflexão multidisciplinar de leitores mundo a fora. Uma equipe multidisciplinar, munida de idéias e estratégias inovadoras que, apostando numa mídia altamente abrangente, faz da informação um espaço de combate..