Rio Grande do Norte, sábado, 04 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de dezembro de 2012

Protesto dos 824 Convocados da Polícia Militar

postado por Ivenio Hermes

A Revolta Contra a Provocação


Por Ivenio Hermes

Provocação

Sem entrar no cabimento jurídico que acabou por dar aos 824 convocados para vagas de soldado do concurso da Polícia Militar o direito de participar das etapas subsequentes do certame até suas convocações, a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, esteve na formatura de Oficiais da PM e anunciou naquele dia, 7 de dezembro, um novo concurso para 2013.

Entre tantas atitudes que causam dúvida na gestão administrativa estadual, ninguém consegue mais entender os rumos da segurança pública no Estado. Os secretários da SESED e SEJUC veem seus projetos encalharem na máquina que somente libera verba para ações esporádicas em operações especiais, e a população do RN continua vendo crescer o número de homicídios, assaltos repetidos nos mesmos estabelecimentos, mortes de policiais, e outros índices que mostram que as políticas públicas de segurança não estão atendendo a demanda.

Diante da possibilidade de verem suas vagas caírem no ostracismo administrativo, uma representação dos 824 convocados para vagas de soldado do concurso da Polícia Militar, assim como seus familiares e a parcela da sociedade que sofre com a falta de policiamento, sentiu no anúncio do concurso uma última provocação do governo e resolveram se manifestar com mais veemência.

Munidos de faixas e de coragem, eles foram para frente do prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), local onde a governadora Rosalba Ciarlini estava participando de um encontro com os prefeitos eleitos nas eleições 2012, para mostrar que não estavam inertes diante daquela provocação.

Mérito

Enquanto isso, os deputados estaduais estavam na luta árdua de aprovar um orçamento que mais uma vez pouco contemplava as necessidades que eles viam serem mais necessárias. Não é preciso falar que para a segurança pública, como nos últimos anos, não há previsão de criação de vagas.

Entretanto, sensibilizado com a situação caótica que está se ampliando na insegurança, o Deputado Fernando Mineiro havia conversado comigo durante a Reunião do Conselho Estadual de Direitos Humanos dizendo: “Ivenio, precisamos fazer alguma coisa pelos 600 suplentes agentes penitenciários e os 290 suplentes da polícia civil e os 824 aprovados na PM/RN, seus artigos junto com o trabalho de políticos interessados numa solução, podem ajudar.” Senti em Mineiro uma preocupação legítima com a situação que somente meus artigos fomentam rotineiramente.

O mérito da batalha, entretanto, não está nos escribas e legisladores e sim nos guerreiros, e os 824 aprovados PM/RN, após a reunião, conversaram com os Deputados Leonardo, Mineiro e Tomba, que viram uma chance ordeira de sensibilizar a administração estadual e convocaram: “Amanhã na Assembleia Legislativa, às 11:00hs, precisamos que vocês compareçam em massa para lotar as galerias, e assim pressionar o governo para assinar a continuação das etapas.”

Comoção

Observados pelos outros grupos, os 824 aprovados da PM/RN causaram uma comoção que resultou na atitude corajosa de uma guerreira dos suplentes da Policia Civil em se manifestar através das redes, em apelo para que se unissem e gritassem silenciosamente em uníssono com suas presenças, todos aqueles que puderem estar na Assembleia Legislativa hoje, dia 12, às 11 horas da manhã.

Usando as palavras dela, “Peço pelas caridades, quem puder ir, apareça! Quem puder ir durante o horário do almoço do trabalho, vá!”

Uma reação dessas é que me motiva a escrever, e não somente a escrever, a endossar a convocação realizada.

Compareçam, é uma chance única de mostrar apoio aos 824 batalhadores da PM/RN como também de ter sua vez de provocar no governo inerte, uma reação equilibrada e definitiva, para a situação da segurança pública potiguar.

 

 

REFERÊNCIAS:

RN, Assecom -. Governadora prestigia formatura de Oficiais da PM e anuncia novo concurso para 2013. Portal do Governo do Estado do RN. Disponível em: < http://migre.me/clhh5 >. Publicado em: 07 dez. 2012.

ROCHA, Júlio. Deputados votam nesta quarta projeto do Orçamento Geral do Estado. DN Online. Publicado em: < http://migre.me/clhqU >. Acesso em: 11 dez. 2012.

AZEVEDO, Saulo. Deputados convocam todos os aprovados PM/RN amanha na AL. Disponível em: < http://migre.me/clhEy >. Publicado em: 11 dez. 2012.

 

 

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Segurança Pública

Propaganda na Audiência sobre Segurança Pública

Segurança Pública

Manifestação na Assembleia Legislativa Potiguar