Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de janeiro de 2022

Obrigado, querida amiga!

postado por Joao Paulo Rodrigues

A Isabella Reges

Não lembro-me do dia exato, mas lembro-me de tudo que ocorreu e sei que foi no ano de 2019. Foi um dos dias mais especiais em toda minha vida. Foi mais importante que passar no vestibular para Filosofia, em 2009, bem como foi mais impactante que o dia que fui selecionado para o mestrado, com bolsa, em 2015. Foi, com toda certeza, um dos dias mais lindos em toda minha jovial existência.

De repente, você resolveu cumprir uma promessa que me fez por ocasião da eleição de Bolsonaro – eu fizera a previsão política de que ele ganharia a eleição, ainda quando parecia que não. Você prometeu que sairíamos para fazer algo bacana e assim o fez – foi simplesmente maravilhoso! É preciso dizer que não comemoramos a vitória do energúmeno, apenas discutiámos os cenários políticos possíveis de 2018 – vai que o leitor pense que é digno comemorar a vitória desse desgraçado… Deus é mais! Cravei que, infelizmente, havia uma possibilidade real de Bolsonaro ganhar e nós, sociedade, perdermos.

Fomos à praia de Ponta Negra… acho que ao meio-dia… não tenho certeza. Foi tudo por sua conta, não gastei um centavo – acho que não paguei nem mesmo as passagens de ônibus.

Conversamos sobre muitas coisas da vida. Absorvi de você, você absorveu de mim. Tomamos cervejas, na tranquilidade do humor, acompanhado pelo Sol, que insistia em nos abençoar com sua presença, apesar de sabermos das pragas fascistas que se aproximacamos – parece que, por sabermos o que esperar, cuidamos de refrigerar o corpo, porque o espírito já estava pronto.

Como se não pudesse ficar melhor, passou um rapaz vendendo feixes de sândalos… meu deus, eu só tinha ouvido falar nessa madeira através da música “Mil pedaços”, de Legião Urbana – quem puder, ouça-a, é linda!

Lembro-me de que estávamos sentado em um pequeno morro, quando o rapaz passou anunciado sua venda. Eu não acreditei. Fiquei maravilhado. Porém, antes mesmo de me dirigir a ele, o cheiro do aroma maravilhoso invadiu nossas narinas, como se os próprios deuses tivesses se presentificados (como presentes que são!) no ambiente – sei que parece exagero, entretanto, quem já sentiu o cheiro do sândalo, sabe do que falo e confirmará que eu não exagero: há qualquer coisa de divino no cheiro dessa árvore!

Não compramos a especiaria, todavia, sentir seu cheiro nos bastou para mistificar ainda mais o que já estava sendo lindo!

Ao fim da tarde, partimos em retirar. No caminho para pegar o ônibus, você teve a infantil e graciosa ideia de tomar sorvete. Chamou-me para saborear aquela sobremesa à base de laticínios, como quem chama a um amigo para compartilhar algo muito precioso. Foi nesse momento que eu entendi que tínhamos tido um dia perfeito – sem aspas.

Obrigado, Isabella Reges. Obrigado por sua amizade. Certamente, você é a pessoa mais diferente de mim com quem tenho o prazer de comungar a experiência da vida. Sua visão de mundo sempre foi destoante da minha e foi isso que me fez ter vontade de ser teu amigo. Afinal, é na diferença que crescemos!

Não é teu aniversário, nem é uma data especial – não que eu saiba. A bem da verdade, eu acabei de ouvir a canção “Thank you”, de Dido, e lembrei-me de que ainda que os dias não nos sejam tão bons ultimamente – especialmente em seu estado, Minas Gerais –, gostaria de agradecer a você e ser grato ao universo pela sua amizade e bons momentos cultivados junto a ti.

Parafraseando Dido, quero te agradecer por ter me proporcionado um dos melhores dias de minha vida, Isa. Apenas estar com você significou um dos melhores dias de minha vida.

Dirão que se trata de uma declaração de amor… Bem, não deixa de ser, afinal, o que são os amigos senão amantes, o que é amizade, senão uma variação do amor, do amar?!

Que teus dias sejam longos, que nossa amizade seja eterna enquanto dure – e que dure por toda a nossa vida!

Joao Paulo Rodrigues

Graduado, especialista, mestre e doutorando em Filosofia (UFRN). Especializando em Literatura e Ensino (IFRN) e curioso pela ciência da grafodocumentoscopia.

Comments are closed.

Artes

A menina e o chuveiro

Artes

Por onde andas, Tita?