Rio Grande do Norte, sábado, 04 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de dezembro de 2012

Comfort food: o resgate daquela sensação da comida da vovó

postado por Carta Potiguar

Quando entramos em um restaurante e sentimos aquele cheirinho que nos faz lembrar a nossa mãe, da nossa avó ou uma boa lembrança de nossa infância, e que nos faz ficar nostálgico tem nome! É a comfort food, pois é a regra essencial para identificar um prato nesse termo, pois transmiti um bem psicológico, fora isso a classificação é bem individual.

Para mim quando sinto o cheiro de uma feijoada, um bolo de milho, tomo um suco de laranja ou chupo um sacolé são comfort foods pra mim, pois quando penso em cada uma dessas comidas tenho lembranças que são como um abraço, e assim matam minha fome emocional.

Genericamente, “comfort food” pode ser definida como a comida que traz alguma forma de conforto, sensação de bem-estar ou satisfação, normalmente por ser quente ou por ser doce, basicamente, agradável, como sobremesas.

Para alguns o conceito de comfort food é necessariamente comida caseira, há quem diga que não.

comfort-foodO termo “comfort food” refere-se ao simples, alimentos familiares, normalmente comida caseira, ou informal em restaurantes.

No caso do sacolé que citei me faz lembra a época que meu pai fazia para vendermos na vila onde morava, e esse dinheirinho ia para meu cofre e me ajudava no dia das crianças a comprar um presente melhor.

Esse conceito já existe desde os anos 70 e há diversos estudos citando-o, e nasceu nos Estados Unidos em um contraponto ao fast food e caiu nas graças dos chefs brasileiros há pouco tempo. Por aqui, eles utilizam aromas e sabores que fazem viajar no tempo.

As comfort foods são acusadas de ser uma das dificuldades ao emagrecimento já que passar pelo processo de emagrecer é um período tão estressante que a gente acaba buscando nelas um alento.

E a sua comfort food favorita, qual é?

Com a chegada das festas de fim de ano muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é a ceia. Alguns comem fora, enquanto outros fazem questão de receber a família e os amigos em casa, mas preferem encomendar o jantar completo ou um prato especial para incrementar o jantar. Para você, que faz parte deste Grupo, vou deixar aqui uma receita simples de risotto de bacalhau que poderá dar um toque em sua ceia esse ano e deixar seus convidados com água na boca.

risoto_de_bacalhau_pratoRisotto de Bacalhau

 Ingredientes:

 1 Tablete de caldo de legumes

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ cebola média picada

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

1 cálice de vinho branco seco

Caldo de legumes, o suficiente

400 g de bacalhau desfiado e dessalgado

1 tomate picado sem pele e sem sementes

½ xícara (chá) de salsinha picada

4 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado grosso

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela grande e coloque os talos de salsão, a batata, a cebola, a cenoura e os tabletes de caldo de legumes. Deixe ferver.

Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o bacalhau rapidamente. Quando começar a grudar levemente no fundo, acrescente água fervente.

Mexa até que desgrude do fundo. Coe essa água no caldo de legumes e reserve o bacalhau. Em uma panela alta, aqueça o azeite e refogue a cebola

Acrescente o arroz, frite-o e despeje o vinho branco. Assim que o vinho secar, acrescente o caldo de legumes fervente aos poucos e deixe cozinhar no fogo alto, mexendo sempre.

Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente o bacalhau, o tomate, a salsinha e misture bem. Em seguida, acrescente a manteiga, o queijo, o sal, a pimenta-do-reino e misture.

 Curiosidade

O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.

A gráfica correta em português seria com apenas um “t”. RISOTO.

A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho na construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitetos e pintores de toda a Europa

Espero que tenham apreciado a matéria e a receita.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Um abraço, e até a próxima matéria.

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Artes

Não havia Natal no Sertão...

Artes

Feliz Aniversário, com significado de Natal!