Rio Grande do Norte, domingo, 05 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de junho de 2013

O que a Rosa tem contra o Folhiço?

postado por Marcos Dionisio

Coleodactylus natalensis 01O Lagarto-de-Folhiço¹ (Coleodactylus natalenses) seria o menor lagarto da América do Sul. É uma “especizinnha” que só existe no Parque das Dunas e poderá ser afetada pelo túnel caro que o Gov.RN quer fazer na Avenida Roberto Freire.

No ato de Quinta-feira, o amigo das Craibeiras e outro especialista, aduziram que o “folhiço”, havia sido identificado também numa área da Paraíba. Menos mal.

Não bastasse ser uma obra cara, que liga uma avenida a um enorme engarrafamento na BR, não bastasse à forma imperial com que vem sendo em segredo tratada, o governo que, não propicia saúde, segurança, cultura, lazer, mobilidade, esporte, saneamento para o povo potiguar e os turistas que nos visitam, já demonstrou que não governa e que não gosta da população imersa numa guerra civil aonde os mortos vão, por sua omissão, se acumulando dia a dia.

Não entendo, mas o governo deve ter lá suas “prioridades”, suas PPPs, mas, o que danado pode o Gov.RN ter contra o simpático Lagarto-de-Folhiço?

E contra as 400 Craibeiras² (Tabebuia aurea), agora florando que vão ser ceifadas do canteiro central da avenida que leva o nome “de um dos boas praças” que a cidade e sua boemia produziram, Roberto Freire?

E porque essa tara toda em fazer um túnel que vai matar a convivência humana que vem sendo resgatada em caminhadas, bares e restaurantes na Av. Roberto Freire?

caibrera2 089IPE Pic2E porque esse planejamento para matar o empreendedorismo e o comércio instalado ao longo da Av. Roberto Freire?

Como no episódio do Machadão, do Arena das Dunas e sua PPP e seus liames legais não conhecidos , eu me lembro daquela música de Tom Zé, antes da Coca-cola, onde ele exclamava “ah se maldade vendesse na farmácia”. Penso que o Gov.RN ,achou essa farmácia e adquiriu todo o estoque e agora ministra em doses cavalares para o povo da terra de Poti.

Nada contra Tom Zé e a propaganda Coca-Cola, claro. Tudo contra as perdulárias, desumanas e degradantes obras da Av. Roberto Freire.

O que a Rosa tem contra o Folhiço e as Craibeiras? Contra o povo, já se sabe.

_________

SOBRE O AUTOR:

Marcos Dionisio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

__________

CITAÇÕES:

¹Coleodactylus natalensis ou lagarto-de-folhiço é uma espécie de lagarto pertencente a família Sphaerodactylidae. Recentemente descrita, é endêmica do remanesecente de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte.

²A craibeira ou paratudo (Tabebuia aurea) é uma árvore não-pioneira pertencente ao gênero Tabebuia (dos ipês e pau-d’arcos). Foi descrita originalmente em 1836 como Bignonia aurea, por Silva Manso. O nome popular “paratudo” deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres.

Marcos Dionisio

Marcos Dionísio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Olhos de cílios azuis

Sociedade e Cultura

Manifestações, Violência e as Redes Sociais