Rio Grande do Norte, sexta-feira, 10 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de dezembro de 2011

O caso Sophia Fernandes: preconceito e intolerância na web

postado por David Rêgo

Todo preconceito é uma demonstração explícita do não conhecimento de uma dada realidade ou mesmo puro ódio contra um determinado grupo. Desta forma podemos afirmar que todo preconceito é fruto da ignorância. Assim sendo, podemos tachar como ignorante a afirmação da jovem Sophia Fernandes. Uma de suas afirmações colocava que: “O twitter ta virando vaso sanitário… muita merda twittando. (Oimacacos)-nordestinos-piauienses-cearenses… , saindo aqui, bjs” Este não é o primeiro caso. Há algum tempo, uma outra menina, Mayara Petruso, virou notícia em todo o Brasil um dia após a eleição presidencial por dizer que “a culpa” da eleição da atual presidenta foi dos nordestinos (embora os maiores colégios eleitorais estejam no sul e sudeste do país, mas, não é bom exigir muita informação/inteligência de pessoas preconceituosas, o preconceito já surge a partir da falta de informação) e dizer que aqueles que afogassem um nordestino estariam fazendo um favor ao país (e ainda usou uma forma ruim para matar nordestino, afinal, aqui não tem água, não é isso que dizem?). Mayara Petruso foi condenada, na época apagou o twitter e pediu desculpas para a sociedade devido seu erro. Não parece ser o mesmo caso da jovem Sophia Fernandes. Em uma tentativa frustrada de enganar a inteligência dos demais (o azar do esperto é achar que todos são burros) afirmou que o perfil do twitter que fez a afirmação se tratava de um fake (perfil falso). Não se tratando de uma afirmação feita por ela. Subestimou o “poder” dos “stalkers” (gíria utilizada para designar aqueles que são especialistas em “fuçar” os perfis dos outros em redes sociais) que encontraram uma série de afirmações preconceituosas no twitter da mesma, ou seja, não se tratava apenas de um “fake” preconceituoso… Abaixo imagem que, segundo os “stalkers”, foi retirada do perfil do twitter de Sophia Fernandes:

Crimes de ódio e preconceito podem ser denunciados no seguinte link da Polícia Federal: http://denuncia.pf.gov.br/

Algumas pessoas ainda acreditam que a internet é uma terra sem leis. E lembremos que o caso aqui citado em nada lembra o caso do twitteiro natalense que foi processado por suas afirmações. No primeiro caso (Sophia Fernandes) nós temos uma manifestação explícita de ódio infundado. No segundo caso, nós temos um cidadão revoltado com a má gestão dos mandatos de certos vereadores potiguares.

Resta ainda um último ponto relacionado à intolerância na web. Ao se depararem com o comentário da menina muitas pessoas passaram a pedir cadeia, prisão etc. Fato que só demonstra, mais uma vez, a intolerância desmedida do povo brasileiro. Uma afirmação como esta não é digna de cárcere, mas de penas alternativas, na qual a mesma estará em um ambiente público e que todos saberão o que fez e que seus serviços ali servem (em certa medida) para sanar o dano causado à sociedade. Enfim, é isso…

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

O natal sem Deus ou o Mercado contra o sagrado

Sociedade e Cultura

A década do desencanto