Rio Grande do Norte, segunda-feira, 06 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de março de 2012

A globo não homenageou Chico Anysio

postado por Daniel Menezes

Ontem morreu Chico Anysio. Tido como um dos maiores humoristas do século XX de nossso país, o professor da escolinha vem recebendo inúmeras manifestações de carinho e homenagens, inclusive, da emissora em que trabalhava, a globo. Mas a celebração da genialidade do Chico por parte da Globo esconde um conjunto de dificuldades artísticas pelos quais passou o comediante em seus últimos anos de vida.

Chico foi esquecido na globo e teve várias propostas de programa de Tv negadas pela direção do plim-plim. Era lembrado, no máximo, para fazer pequenos papéis em seriados e novelas.

Alicerçada na falsa tese de que a Tv dá aquilo que o telespectador quer ver, o humorismo inteligente foi preterido pela comédia-sacanagem, com aquelas piadinhas de duplo sentido sem graça e muita mulher pelada. Foi atropelado pelo Zorra Total, com aqueles bordões batidos que os personagens repetem até a exaustão, voltando a repetir novas frases quando os anteriores já se tornaram insuportáveis.

Chico ainda foi sondado por outras emissoras. Porém, em consideração ao contrato que tinha com a Globo, consideração esta que não foi recíproca, permaneceu. Antes de morrer, amargou o desgosto de ter vários dos seus projetos abortados.

A globo faz justa homenagem. Antes tarde do que nunca. Mas teria respeitado a história do artista se o tivesse levado mais em consideração em vida.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. AmBAr Amarelo disse:

    Sinceramente esse cara era muito sem graça e não tinha nada de genial! 

Sociedade e Cultura

O elogio da delação

Sociedade e Cultura

Para onde o preconceito é capaz de nos levar