Rio Grande do Norte, segunda-feira, 06 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de julho de 2012

Maurício Rands, ex-líder do PT, renuncia ao mandato de deputado e se desfilia do partido dos trabalhadores

postado por Daniel Menezes

Maurício Rands, ex-líder do PT, renuncia ao mandato de deputado federal. Mais. Pediu, em carta endereçada ao diretório nacional, sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Se antecipou a uma possível reivindicação da sua cadeira na câmara por infidelidade partidária.

Rands fez críticas à legenda e disse ter tomado a decisão após a direção nacional do partido determinar a retirada da candidatura dele e a do prefeito João da Costa à Prefeitura do Recife, anulando as prévias na capital de Pernambuco.

Para finalizar, anunciou apoio a candidatura de Geraldo Júlio (PSB). Alegou ser o nome mais interessante para o desenvolvimento do Recife.

Jilmar Tatto, líder do PT na câmara, lamentou a decisão do colega, mas disse compreender que Rands quer abandonar a vida pública e tomar outro caminho, que é o da iniciativa privada. Uma tristeza enquadradora da atitude corajosa e inusitada do Rands.

Rands não reconhece a candidatura imposta pelo diretório nacional, segundo ele, do senador Humberto Costa (PT). Costa foi o nome inscrito pelo PT para disputar a prefeitura da capital de Pernambuco.

DA NACIONAL

O atropelo da lógica da política local por parte da nacional do PT continua fazendo baixas. A saída de Rands representa perda significativa para o partido.

PS. Imagem retirada do portal g1.com.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Érika Lula de Medeiros disse:

    Rands havia acabado de se colocar como pré-candidato ao pleito deste ano e Jilmar Tatto diz compreender “que ele quer abandonar a vida pública e tomar outro caminho, que é o da iniciativa privada”. Realmente pareceu uma tentativa de desqualificar o posicionamento dele e/ou de desviar o foco da postura do diretório nacional…

  2. Dennyslucas13 disse:

    Com certeza Jilmar Tatto falou nada com nada, mas a saída do Rands só demonstrou a qe servia sua candidatura, ao interesse do governador Eduardo Campos. Faz tempo que o governador vinha fazendo ingerências dentro do PT de PE, e percebeu que não continuaria bem assim… e agiu. O Rands que era reconhecido como nome do governador do PSB dentro do PT pediu para sair… O PSB está ensaiando sua candidatura, ou, no mínimo, seu fortalecimento. O discurso de Rands torna-se falasioso, pois foi ele mesmo quem acionou a nacional, entretanto, só servia a ele e ao PSB se fosse ele…

Política

A força dos partidos

Política

Três cidades da copa cortarão obras de infra-estrutura. Natal será uma delas?