Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 13 de setembro de 2012

Perguntas e compromissos que precisam ser questionados em debates e sabatinas aos candidatos a prefeito de Natal

postado por Carta Potiguar

Gustavo Lucena

Servidor Público e Advogado

 

Entra eleição e sai eleição e cada vez mais fica explícita a inutilidade dos debates e sabatinas envolvendo os candidatos.

Normalmente os debates giram em torno de temas muito abrangentes e difusos, e não se consegue extrair dos candidatos quaisquer compromisso efetivo para enfrentar os problemas.

Aqui no RN então, nem se fala. Nas últimas eleições a população natalense e potiguar tiveram a proeza de eleger uma candidata que seria prefeita porque “o povo assim queria e ela era mulher, esposa e mãe” e outra candidata cujo programa de governo era “fazer acontecer”. Isso pra não falar no senador paladino que se perpetua no poder tendo como discurso-chefe “merece continuar”, mesmo que durante sua vida pública o RN continua o mesmo desde 19 e bolinha.

Os debates em nada ajudaram porque eles são muito vazios e não chamam atenção.

Além disso, a população não se envolve como deveria.

Disto isso, elaborei um questionário com perguntas que deveriam ser extraídos dos candidatos, de forma que estes apresentem propostas realmente concretas para os mais diversos problemas.

EDUCAÇÃO:

1- O candidato se compromete a valorizar o trabalho dos professores, aumentando significativamente a remuneração dos mesmos e fornecendo equipamentos decentes p/ a realização do bom trabalho?

2- O candidato se compromete a estruturar as escolas de modo que permita aos alunos permanecerem o dia inteiro na academia, seja assistindo aula, seja estudando, seja praticando educação física?

3- O candidato se compromete a destinar uma parcela considerável do PIB do Município p/ investir maciçamente na educação pública?

MEIO AMBIENTE E URBANIZAÇÃO:

1- O que o candidato pensa sobre a questão da Via Costeira?

2- O candidato se compromete a construir vias de acesso à população natalense para as praias da Via Costeira ou atenderá aos interesses privados e concederá os espaços livres que restam para o ramo hoteleiro?

3- Como o candidato ver a situação do Parque das Dunas? É a favor de construções naquela área?

4- O candidato concorda com a possibilidade da doação de parte da área do Parque das Dunas situada na margem da Av. Eng. Roberto Freire com o único fito de desafogar o fluxo de automóveis?

5- O candidato concorda com as construções desenfreadas de edifícios na cidade?

6- O candidato tem algum projeto p/ equipar a cidade contra as chuvas torrenciais?

7- O candidato concorda com as várias construções que estão sendo feitas à beira do rio Pitimbú?

8- O candidato continuará a dar as costas para as regiões carentes de uma urbanização racional?

9- Sobre os inúmeros problemas apresentados na orla marítima de Natal – p. exemplo, as constantes destruições dos calçamentos pelo mar e a própria falha no planejamento das mesmas, haja vista que a urbanização é muito próxima ao mar – qual a solução que o candidato tem a apresentar?

10- O candidato possui algum projeto para melhorar o aspecto das praias situadas na Zona Leste (Miami Beach, Areia Preta, Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte), que apresentam um aspecto bastante abandonado e favelizado?

MOBILIDADE URBANA:

1- O candidato tem algum projeto para introduzir as ciclovias na cidade? Quais regiões da cidade seriam beneficiárias?

2- Em caso de ser favorável ao transporte coletivo e ao uso da bicicleta como meio de transporte, como o candidato pretende estimular o cidadão natalense a deixar os carros em casa e fazer uso daqueles?

3- O que o candidato pensa sobre os ônibus que circulam na cidade? Eles são considerados modernos? Eles atendem o usuário com dignidade? Eles existem em quantidade suficiente para atender a demanda?

4- O candidato pretende rever as concessões de transporte público que são dadas às empresas, considerando a (falta de) qualidade dos serviços prestados à população?

5- Em relação à Copa do Mundo de 2014, o candidato levará adiante o projeto de mobilidade urbana originário, que atinge em cheio o direito a moradia de muitas pessoas que não têm condições financeiras para ter outro imóvel, ou pretende modifica-lo  de modo a não mais atingi-los?

SAÚDE PÚBLICA:

1- O candidato é favorável a atual gestão baseada na parceria público-privada ou pretende organizar a Prefeitura para que ela retome integralmente a gestão da saúde pública da cidade?

2- O candidato se compromete a valorizar o trabalho dos profissionais da saúde, aumentando significativamente a remuneração dos mesmos e fornecendo equipamentos decentes p/ a realização do bom trabalho?

FUNCIONALISMO PÚBLICO E FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA ESTATAL:

1- O candidato continuará a política de lotear os cargos do Executivo Municipal entre aliados políticos ou empresas apoiadores (através da terceirização do serviço público), ou pretende preencher tais  vagas mediante concurso público?

2- O candidato pretende valorizar o quadro de servidores públicos efetivos, dando-lhes salários e condições dignas, bem como fortalecer a máquina pública com a realização de concursos públicos p/ contratar profissionais independentes e competentes?

3- O candidato priorizará o fortalecimento da máquina estatal ou continuará privatizando os serviços públicos essenciais através da contratação de empresas terceirizadas ou da contratação de pessoal sem concurso público p/ ocupar um cargo comissionado onde o compromisso com a coisa pública é relegada a seguindo plano para atender os interesses políticos individuais?

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

Direito da Democracia: Exercício Eleitoral Inútil

Política

A RAZÃO DOS REFLETORES