Rio Grande do Norte, segunda-feira, 06 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 31 de outubro de 2012

Uma vitória do #ForaMicarla: Micarla de Sousa é afastada da Prefeitura do Natal

postado por Daniel Menezes

Quando as pessoas se organizam e lutam por aquilo que querem, questionam, acompanham, reivindicam, conseguem atingir os seus objetivos.

O dia de hoje é a expressão da vitória de movimentos sociais, em especial, do #ForaMicarla.

Se o próximo gestor não agradar, que seja também alvo de críticas e de questionamentos. Democracia oxigenada é assim.

 

Da Tribuna do Norte

 

Desembargador aprova afastamento de Micarla de Sousa

 

O desembargador Amauri Moura deferiu o pedido do Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, para afastar a prefeita Micarla de Sousa do cargo. A decisão foi redigida ontem (30) a noite, mas só agora pela manhã foi comunicada, através de ofícios, ao presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins, e ao Procurador Geral.

Com a decisão do desembargador, assumirá a Prefeitura de Natal o vice-prefeito, Paulinho Freire. A posse dele deve ser oficializada pela Câmara Municipal. Na mesma decisão, o desembargador indeferiu o pedido de publicização do interior teor da ação movida pelo Procurador Geral. Com isso, fica mantido o segredo de Justiça sobre o caso.
Sobre os secretários, o desembargador Amauri Moura não chegou a apreciar o afastamento dos auxiliares Jean Valério, da Secopa, e Bosco Afonso (Semurb), também solicitados pelo Ministério Público. Os motivos pelos quais não houve a apreciação não foram externados.
O Ministério Público solicitou o afastamento de Micarla de Sousa do cargo por suspeitas de que a chefe do Executivo tivesse envolvimento com fraudes investigadas na Operação Assepsia, na Secretaria Municipal de Saúde.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. Paulo Emílio disse:

    hummm, pode ser paranoia da minha parte, mas é muita coincidência o desembargador “chutar” a Micarla ao final do mandato e Paulinho Freire assumir às vésperas do Carnatal…….

  2. Carlos Augusto disse:

    A era Micarla está, felizmente, terminando. A sua péssima administração merece todas as críticas. Entretanto, questiono se o seu afastamento seguiu o padrão democrático. Não mereceria uma análise da Câmara? Ela não teria direito a uma defesa prévia? Este exemplo não abre uma possibilidade de qualquer dirigente com “suspeita” ser “afastado” do cargo antes de uma avaliação mais concreta e transparente?

  3. ozanir disse:

    Má administração a parte. Como eu e todos vocês aqui temos direito de defesa, a “borboleta” também tem esse direito, mas não teve. Segredo de justiça quando se trata de uma pessoa pública o que deixa a população sem saber os reais motivos desse afastamento, para mim isso se parece mais com um “golpe”.

Política

E ele foi eleito?

Política

"Filiado do PT que participar do governo de Carlos Eduardo deve pedir desfiliação partidária", diz nota do PT-RN