Rio Grande do Norte, segunda-feira, 06 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de abril de 2013

@Nominuto voltou

postado por Daniel Menezes

Um país se faz com homens, livros, jornais, revistas, portais, blogs. O fortalecimento da liberdade das mais variadas expressões representa uma conquista da modernidade.

imagesQuando a fala é restringida, ficando apenas na mão (goela ou dedo) de alguns poucos, a diversidade se enfraquece. E o silêncio não costuma ser democrático.

O direito ao discurso permite pontuar fatos, indagar acontecimentos, publicizar pontos de  vista, mostrar indignação. Enfim, hipertrofia uma esfera pública plural e potencialmente mais reflexiva.

Quem verdadeiramente é a favor de uma sociedade aberta – quem não utiliza a noção de liberdade de imprensa como mera retórica – não pode torcer pelo fechamento de um periódico. Pelo contrário. Deve sonhar com a possibilidade de que cada agrupamento social e político, cada cidadão, tenha uma TV, uma emissora de rádio, um site, um papel que circula para (se) expor.

À propósito, o @nominuto, famoso portal de notícias online do RN, está de volta. Nova roupagem, novos colunistas, além da pegada que o fez ser um dos mais acessados da terra de poti.

Vale a pena conferir: nominuto.com.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Cidades

Falta de gestão integrada leva o abastecimento d'água no RN ao colapso

Cidades

Por um plano para os royalties do petróleo no RN