Rio Grande do Norte, terça-feira, 14 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de junho de 2013

Sobre a pesquisa BlogdoBG/Consult/Band/98 FM: algumas apreensões

postado por Daniel Menezes

Até agora não entendi porque fazer uma pesquisa apenas com as classes A e B. Acredito que aproveitaram outra sondagem a ser efetivada para algum segmento de mercado para aplicar questões e gerar outro produto.

O fato é que o levantamento produzido pelo Blog do BG/Consult/Band/98 fm trouxe dados relevantes, sobretudo para pensar 2014:

01) A estratégia do PT local em 2012 foi acertada. Mineiro e Fátima se cacifaram para 2014 e se fortaleceram entre a classe média. Apareceram na frente nas principais simulações (governo, senado, deputado estadual e federal);

02) Outro dado relevante é o modo com que Rosalba é mal avaliada, mas o PMDB, seu balão de oxigênio, não sofre com a rejeição governista. Garibaldi apareceu bem pontuado para o governo e outro número relevante: Walter Alves ficou em terceiro na pesquisa para deputado estadual, seguido de Hermano Morais em Segundo e Mineiro em primeiro. Detalhe importante: Walter não tem recall de 2012. Resultado foi muito bom para ele.

Aprendi durante a vida, que não se consegue agradar gregos e troianos. O PMDB, não apenas faz (apoia o governo federal do PT e o estadual do DEM), como ainda atinge a façanha de sair fortalecido. Acredito que a flexibilidade PMDBista facilita o encaixe na lógica brasileira, que gera relativa autonomia entre instâncias federal, estadual e municipal.

03) Com essa estratégia exitosa, interessa ao PMDB, que surfa bem no âmbito federal e estadual, ver um PT forte no RN? Se o Partido dos Trabalhadores ficar esperando pela agremiação de Henrique e Garibaldi, engolirá mosca. É provável que as oligarquias se juntem mais uma vez para cortar os pescoços das supostas e possíveis “terceiras” forças – PT, Robinson e Wilma.

04) Robinson Faria não decola. Nos diversos cenários para governador, só ganha para Rosalba e Henrique – a primeira com 80% de rejeição e o último que nunca foi bom na majoritária.

05) Mineiro pontuou muito bem para deputado federal, estadual e governador. O dado é positivo. Mas fico me lembrando que, às vezes, numa copa do mundo só se joga com um time. O hoje deputado estadual pelo PT precisa estabelecer uma linha, como Fátima vem fazendo. A informação demora até fixar na cabeça do eleitor médio e o que é legal atualmente pode se transformar numa dor de cabeça amanhã, criar confusão na cabeça do cidadão.

Lembrando: são dados restritos as classes A e B, mas que vem sendo corroborados por outros levantamentos, que não efetivam essa cisão social social.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Com ingresso custando cerca de R$ 600, vaia contra Dilma não tem representatividade

Política

Mídia repercutiu vaia em Brasília, mas escondeu os aplausos recebidos por Dilma no Maracanã