Rio Grande do Norte, terça-feira, 14 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 29 de junho de 2013

Direita teme o plebiscito porque terá Lula como adversário

postado por Daniel Menezes

A direita brasileira teme o plebiscito e tenta, de todas as formas, estabelecer o referendo como meio de consulta pública para o desenrolar da reforma política.

lula2Por que? Ora, porque no referendo o projeto sairá pronto do legislativo e apenas submetido ao crivo popular.

O controle da direita sobre ele será muito maior, neste aspecto; já que em temas conservadores nem a base aliada do governo vota com o PT.

No caso do plebiscito seria diferente: teríamos duas propostas e dois grupos formados, cada um encarregado de defender um meio de reforma política.

E é isso que arrepia a direita, pois, no final, terá de enfrentar o Lula, que estará na linha de frente de um dos projetos.

E, do outro, o FHC?

PS. a mídia já sacou também o perigo. Daí procurar queimar a relação entre Dilma e Lula, para que estes últimos entrem numa possível disputa já desgastados.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Lula não falou, mas vai falar muito

Política

Livro sobre Blog Fatos e Dados será lançado com a presença de ex-presidente da Petrobras