Rio Grande do Norte, quinta-feira, 02 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 14 de julho de 2013

Um Herói Invisível

postado por Saskia Sandrinelli

tumblr_mo1ut2uWh91qepqc2o1_1280Publicado originalmente no Blog do Ivenio Hermes

Nos últimos anos a paisagem de Parnamirim ganhou um personagem ilustre que atravessa suas ruas numa carroça puxada por um jumento, cuja carga é papelão, plásticos, objetos de metal, entre outros materiais que podem ser reciclados.

Saindo no começo do dia para só retornar ao lar quando o sol já está se pondo, essa pessoa, que faz o papel de uma espécie de gari autônomo percorre a cidade apanhando tudo que pode ser reaproveitado pela atividade de reciclagem. Assim, seu trabalho é uma função extremamente importante no mundo atual, que ver o meio ambiente sendo ameaçado pó um progresso mal administrado.

Numa época em que se fala em desenvolvimento sustentável, camada de ozônio, desmatamento e poluição, os catadores de lixo reaproveitável são contribuintes em potencial dos programas ambientais. Já imaginou se cada carga que eles recolhem não recebesse o tratamento devido e fosse espalhada novamente por todo ambiente?

Apesar de não termos informações precisas de quanto lixo estaria pondo em risco a saúde pública, podemos concluir que a situação seria muito desastrosa. Entretanto, como muitos ainda não perceberam a importância do meio ambiente para a existência da vida, a natureza é ameaçada a cada instante por atitudes que poderiam ser evitadas, caso houvesse uma consciência ecológica por parte de todos, inclusive daqueles que exploram as condições naturais do planeta em busca de riquezas. Essas pessoas deveriam estar na vanguarda dos programas de reciclagem, pois a indústria é um dos setores mais responsáveis pelo lixo produzido no globo terrestre. Plásticos, papéis, vidros, borrachas e muitos outros objetos vieram da atividade industrial; e o mais surpreendente de tudo isso é que a maioria desse material pode ser reaproveitada, evitando que se extrai mais matéria prima do meio ambiente, assim como impedindo que mais sujeira se acumule no nosso dia a dia.

Daí, podemos perceber como é fundamental a presença dos catadores de lixo. Essa profissão autônoma é tão essencial como o ramo da medicina, já que a poluição cria o quadro perfeito para a proliferação de insetos e micróbio que causam tantas doenças e epidemias.

tumblr_mn00xdB3tT1s9bnj6o9_1280A constatação desses fatos é facilmente verificada por qualquer um. É só observar um terreno baldio, onde a população em redor joga todo tipo de lixo. Veja como o local atrai baratas, moscas, aranhas, escorpiões, ratos e outras espécies que carregam em volta de si, focos de infecção que podem ser alastrar numa determinada região.

A separação do lixo reciclável é um preventivo contra toda essa situação. Em virtude disso, devemos aproveitar que existem pessoas disponíveis para recolher esse material. Vamos valorizar essa atividade, que além de beneficiar o meio ambiente, mantém o sustento de várias famílias. Viva o catador de objetos recicláveis.

____________________________

SOBRE O AUTOR:

Francisco Canindé dos Santos é escritor com dois livros publicados, formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFRN.

Saskia Sandrinelli

Comments are closed.

Política

O México é o país mais gordo do mundo

Saúde e Bem-Estar

Amamentar é um ato de amor, insistência e resistência