Rio Grande do Norte, sexta-feira, 03 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de setembro de 2013

Somos Todos Plebeus no Reinado dos Rosados

postado por Ivenio Hermes
Por Ivenio Hermes e Cezar Alves

The Guardians

Quando se imagina que já nos deparamos com toda sorte de coisas, ainda estamos sujeitos a muitas surpresas, pois há sempre um monarca se outorgando o título de dono do Rio Grande do Norte e pronto para destruir o pouco que resta da dignidade da PCRN.

 

The Royal CoupleDomínio Nas Terras Potiguares

O que se passa nas Terras Potiguares? O que ocorre no feudo do Estado Elefante que subjugue seu povo a tanta opressão?

“Não se pode chamar de “valor” assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória.” Nicolau Maquiavel

Sob o domínio da política do assassínio dos cidadãos potiguares pela injustiça da insegurança pública reinante, o Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, tem sido um títere das promessas não cumpridas de um governante insensível.

Em plena greve da Polícia Civil, Rosalba Ciarlini cerra as portas da Governadoria, reforçadas com correntes e cadeado, numa arrobo de força desnecessária para impedir que os policiais civis obtivessem explicações do Gabinete Civil sobre a falta de atendimento à pauta flexibilizada do SINPOL. Parecia uma fuga com alerta para o CHOQUE da PMRN, provocando ainda um conflito entre forças policiais. Marcas da Administração Ciarlini que se assemelham ao exemplo de Nicolau Maquiavel.

E nem o próprio Secretário de Segurança foi atendido quando buscava informações da Administração. Ao garantir com sua própria afirmação que uma reunião aconteceria, Aldair nem teve coragem para encarar seus comandados, os policiais civis do RN e servidores do ITEP, que são capitaneados corajosamente por Djair Oliveira através do Sindicato dos Policiais Civis do RN, o SINPOL, para dizer a verdade que fere os brios, ou seja, que aquilo que ele acordou com o SINPOL, fora desfeito presumidamente pelo Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto, já contextualizado nos rincões potiguares como “O Governador”.

Essa verdadeira falta de ética profissional e até de hombridade, seria digna de um tirano, em busca de manter seu império subjugado, como na boa fala do pensador Maquiavel, deixando o Secretário de Defesa com sua autoridade tão maculada que lhe restaria apenas um pedido de exoneração para justificar sua vergonha sem adjetivação apropriada.

The JackassPorém, sem Aldair da Rocha, com sua pasta desmoralizada, seus projetos sem andamento, destituído da autoridade real que se deseja para alguém ocupando sua posição, como ficaria a política no feudo potiguar? Uma resposta a ser dada após uma análise substancialmente criteriosa.

O monarca do Reinado Rosado age como tal, apesar de ser enxovalhado pelo termo “Coronel”, ele impõe sua vontade como um déspota que trai seu povo ou que, reluta em cumprir sua palavra por conta de uma agenda oculta, portanto desconhecida de seus próprios vassalos. E aí nessa corrente que Aldair entra como um mensageiro sem valor, pronto a ser decapitado pelos que recebem, ou não, a mensagem.

A mensagem dessa vez não foi dada ao mensageiro, ela foi simbolizada pela corrente na porta de acesso ao local onde seria a tão alardeada reunião que fora prometida.

Representantes da Polícia Militar foram até recebidos por Rosalba Ciarlini, a monarca estereotipada como falaciosa senhora, que dessa vez disse em alto e bom tom que não nomearia os 824 aprovados no concurso da PMRN. Enquanto isso, os plebeus caem no efeito dominó gerado por essa ausência de vontade de promover a Segurança Pública do RN, e gera uma falsa expectativa de solução fundamentada apenas em câmeras de monitoramento remoto, algumas promessas de melhoria de condições no ambiente de trabalho e salário dos policiais… Mas são promessas…

The Promess TabelPlebeus Nas Terras Potiguares

E como ficam os plebeus? Meros demandadores de segurança, pagadores de impostos que não retornam em benefícios concretos e só promovem o luxo e conforto dos reis? Onde fica o sonho do Brasil Mais Seguro num Estado que está se tonando um país a parte?

“Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta.” Sun Tzu

Enquanto isso a plebe, a população norte-rio-grandense, morre sujeita ao descaso da Administração de Rosalba Ciarlini que até parece ser planejada.

The Soverign DoorPoliciais Civis e Militares fenecem sob a mira das armas dos criminosos mais bem equipados e com sua moral alta devido às humilhações que policiais e servidores do ITEP sofrem em meio ao caos na segurança pública e o corrosivo desrespeito que os estarrece!

As portas com trincos acorrentados e presos por cadeados foram símbolos de força bruta e falta de diálogo. A resposta dos policiais civis ao fecharem até os plantões da Capital Potiguar e o Necrotério do ITEP até à meia noite também foi simbólica, pois eles não quiseram prejudicar mais ainda a população. A greve que todos aguardavam um término para a sexta-feira 13, é um terror que se fortifica e com o qual os potiguares ainda precisarão conviver.

Forças que deveriam defender o povo e as entidades ficam desmilinguidas diante da supremacia da tirania.

A expectativa gerada nos policiais civis e servidores da PCRN foi um ato abjeto, que visa desestabilizar quem já está ameaçado pela decisão judicial que mandou retornar 70% dos policiais em greve, enquanto somente 30% deveria trabalhar.

Os Policiais Civis, a saber, os agentes e escrivães, ficaram sozinhos com o término da greve dos delegados sem nenhuma vitória concreta conquistada. Nessa batalha se torna mais fácil a vitória quando o comandante é enfraquecido.

The Queen SignsO Secretário de Defesa é enfraquecido, os delegados não tem força para se manterem na luta com seus subordinados, o presidente do SINPOL recebe ameaça de prisão… A grande estratégia de vitória é a boa e velha lição do mestre Sun Tzu, a de enfraquecer a liderança.

O que está acontecendo na Segurança Pública do Rio Grande do Norte retratado principalmente no embate entre a PCRN e a Administração Ciarlini, é inacreditável!

O povo potiguar continua marchando como plebeus impotentes dia após dia para o caos da insegurança, sonhando com um Rio Grande do Norte Mais Seguro… Afinal de contas, somos todos plebeus no Reinado dos Rosados.

 

_______________

SOBRE O AUTOR:

Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró, Conselheiro Editorial e Colunista da Carta Potiguar, Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Cezar Alves Fotojornalista e Editor do Jornal De Fato e da Coluna Retratos do Oeste.

 

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Segurança Pública

Victor Jara, Bruce Springsteen e o Medievalismo na Nau da Insensatez do Rio Grande de Morte

Segurança Pública

Policiais em Possível Rota de Colisão