Rio Grande do Norte, sábado, 04 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de setembro de 2013

Mensagem aberta ao BlackBlock natalense

postado por Carta Potiguar

Enviado pelo “Coletivo Fênix Negra”

Companheiros e companheiras de luta, as coisas têm ocorrido conforme prevíamos. O despreparo e atrocidade das polícias da maioria esmagadora das cidades brasileiras para com os manifestantes acabou resultando numa equação popular simples: blackblocks de autodefesa, ataque, vingança.

Não é o que desejávamos. Temos noção de que não somos páreos para as tropas e detetives. Por isso primeiro buscamos conhecer os mecanismos legais para conseguir intimidar os policiais que não fazem seu trabalho do jeito correto, respeitoso com as pessoas.

Nossa conclusão ao longo de meses de estudo e tentativas foi que pela via legal, da denúncia, as possibilidades de atenuar e impedir o fascismo policial são mínimas, pífias. A forma como essas corporações funcionam, as leis que as regulamentam, dificultam demais que qualquer violência cometida num protesto de massas, numa perseguição individual, possam ser apuradas como deveriam, imaginem, gente, punidas.

Queremos nos desculpar com aqueles companheiros que estiveram nos últimos protestos em Natal e esperaram por nossa ajuda na prática. Tivemos graves problemas com ameaças anônimas. Achamos melhor preservar nosso bem-estar.

Esperamos compensar essa fato lamentável com quatro recados para o blackblock Natal:

1) dois de nossos companheiros, os quais preferiram conservar seu anonimato, foram ameaçados enquanto caminhavam nas ruas, meses atrás, por pessoas que não identificamos por enquanto. Fiquem atentos, nêgos. Sabemos que dois de vocês estão sendo seguidos.

2) nas próximas lutas lá estaremos com vocês, porém ninguém além de nós saberá que somos Fênix.

3) não dissemos isso ao vivo a vocês porque queremos total anonimato.

4) treinem mais pontaria.

Por uma vida sem catracas!

FÊNIX NEGRA

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. curioso disse:

    quem disse que o Movimento Passe Livre Natal quer um passe livre bancado pelo Estado?

Política

Sem embargo, os infringentes

Política

l buono, il brutto, il cattivo: Qual papel caberá a Celso de Mello