Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de dezembro de 2013

Decoração natalina para cristãos e ateus

postado por Daniel Menezes

Desde 2002 que não tenho religião, área em que nunca fui muito chegado. No início da minha “conversão”, aquele tipico radicalismo de quem, de maneira autoritária e pretensiosa, enxerga o outro como “alienado”.

Árvore-de-Natal-472x315

Hoje, mais moderado, apesar de não partilhar dos mesmos preceitos, convivo bem com católicos, protestantes, espíritas etc.

Acho que é um pouco por aí no caso da Árvore de Natal e toda a decoração natalina na denominada terra do sol. O poder público, ao enfeitar a cidade, promove a auto-estima dos cidadãos, cria um clima legal. Para adeptos do cristianismo, de outras religiões e ateus, inclusive.

O Estado deve ser laico e não ateu. Não pode negar as diversas manifestações religiosas. Pelo contrário. Deve promovê-las, dado que representa o desejo de grupos sociais organizados.

PS: A imagem postada é da árvore de natal, que foi acesa ontem no Bairro de Mirassol na capital potiguar. Com seus 126 metros é considerada a maior do Brasil.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Um banho de estrelas

Sociedade e Cultura

Acerca da violência nos estádios de futebol e algumas digressões