Rio Grande do Norte, quarta-feira, 01 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 13 de dezembro de 2013

Como cassar Rosalba

postado por Daniel Menezes

Ao invés de num distante tribunal, que tal alargar o espaço da política e produzir o debate sobre a cassação de Rosalba na Assembleia Legislativa do RN? A casa legislativa tem a legitimidade por excelência para impetrar esse tipo de ação.

Há meios para tanto. Leia o texto abaixo e confira!

 

Da Tribuna do Norte

 

Deputado Fernando Mineiro cogita possibilidade de impeachment

 

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que determinou o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini, já leva a outras manifestações de questionamento sobre o mandato da governadora. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que se for mantido no Tribunal Superior Eleitoral o entendimento de improbidade administrativa, ele pedirá impeachment da governadora na Assembleia. “Se ela se tornar inelegível é porque cometeu improbidade administrativa. Se ela vier a ser condenada por improbidade, então a Assembleia tem que se posicionar. Improbidade é crime, a Assembleia vai ter que discutir e vamos analisar sobre o pedido de impechment”, comentou.

O deputado do PT disse que o Legislativo estadual não pode ficar alheio a realidade posta. “Estamos vivendo uma crise agudíssima no Estado, a mais profunda da história contemporânea do Estado e a Assembleia não pode ficar alheia. A consequência da inelegibilidade é o ato de improbidade, em tendo improbidade ela cometeu posição não condizente com uma governadora”, disse. O petista reconheceu que é preciso aguardar o desfecho que virá do Tribunal Superior Eleitoral.  “Tem que esperar a conclusão, não pode tomar uma posição agora”, completou.

Outro questionamento de Fernando Mineiro é sobre a verba de remanejamento da gestão estadual no Orçamento Geral do Estado. O deputado do PT lembrou que a suplementação definida para o Orçamento Geral do Estado de 2013 era de 5%, excluído verba de pessoal, saúde e educação. “E a governadora superou pelo levantamento que eu faço”, comentou.

O petista disse que na semana passada a Assembleia votou aumentando a suplementação para 7%. “Vou pedir ao TCE uma análise para saber se ela superou ou não”, disse.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Financiamento de campanhas eleitorais por empresas

Política

Henrique Alves vai presentear o pai com um aeroporto