Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 21 de maio de 2014

UFRN realiza seminário – Eleições 2014: o desafio da profissionalização

postado por Carta Potiguar

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Políticas Públicas, realizará sexta-feira (30), às 08:30 da manhã, no auditório da biblioteca central Zila Mamede, o seminário “Eleições 2014: o desafio da profissionalização”.

A trivialização do regime democrático e da consequente disputa eleitoral aberta e competitiva é um dado estabelecido no Brasil. Diante de tal realidade, os candidatos e suas respectivas máquinas partidárias atuam com o pleno intuito de potencializar a atividade de convencimento e captura de votos. Nesta lógica, não há espaço para amadorismos. O fenômeno de profissionalização da eleição é algo que interessa, tanto acadêmicos, como também aspirantes e especialistas consagrados do campo da política.

Pensando em refletir acerca do tema, o seminário trará quatro palestrantes no período matutino e uma oficina com dois profissionais no turno vespertino. No encontro, será possível compreender o cenário eleitoral, a partir da palestra do Professor da UFRN, Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e ex Consultor em Brasília, Alan Lacerda. Logo em seguida, o Mestre em Ciências Sociais (UFRN), especialista em Marketing (FGV), com vasta experiência na área, Bruno Oliveira, lancará luz sobre o papel do marketing e do planejamento de campanha numa eleição. O seminário também contará com palestra do professor do Departamento de Ciências Sociais, Doutor em Ciências da Comunicação (USP) e pesquisador da relação entre Mídia e Política, João Emanuel. O advogado (UFRN) especialista em Direito Eleitoral, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa em Gestão Pública (IPGP) e com assessoramento a candidatos e partidos políticos, Caico Vitor, finaliza a atividade da manhã.

ps-eleicoes2014-palestrantes-v3

Na oficina “Pesquisas Eleitorais e Estratégias de Campanha”, que se inicia às 14:00 do mesmo dia, no Setor II, Sala B-4, o professor substituto da UFRN, Daniel Menezes, Doutor em Ciências Sociais (UFRN) e Diretor do Instituto Seta de Pesquisas, trabalhará os meandros constitutivos dos Levantamentos Eleitorais. Logo em seguida, Anderson Cristopher, doutorando em ciências sociais (UFRN), professor substituto da UFRN e consultor político, fala sobre a formação das Estratégias Eleitorais.

foto

O seminário “Eleições 2014: o desafio da profissionalização” é direcionado para aqueles que trabalham, direta ou indiretamente, com eleições, tais como pesquisadores, jornalistas, marketeiros, políticos, assessores, membros do judiciário, estudantes, além de todos aqueles que se interessam em saber como se processam as atividades de campanha, a análise de conjuntura, o marketing e planejamento, a relação entre mídia e política, o direito eleitoral, a pesquisa e a composição das estratégias eleitorais. A ideia é oferecer uma análise compacta sobre os principais pontos concernentes ao papel desempenhado pelos profissionais da eleição.

O evento é gratuito e conta com o apoio da Agência de Marketing Plano B e da Revista Carta Potiguar.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

José Serra ou o amargor da Política

Política

Fátima Bezerra: Wilma de Faria critica Rosalba mas se alia ao DEM, partido da governadora