Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de março de 2015

O sublime desespero de “Whiplash” (dica de filme)

 

Whiplash, vendido no Brasil como Whiplash: em busca da perfeição, é a mais bela obra-prima de Damien Chazelle. O frenético drama narra a agonística relação de um estudante com seu professor de jazz. O insuportável autoritarismo deste é inseparável de sua incrível paixão pela perfeição.

1541127291

Até onde deve ir um professor perfeccionista?

O treinamento espartano ao qual o professor submete seus alunos é a linha mestra do filme. O estudante Andrew e seu tutor, Fletcher, ainda que unidos pela ambição e perfeccionismo, entram em discrepâncias violentas durante suas apresentações musicais. O ator J. K. Simmons, ganhador do último Oscar, interpretou com perfeição a loucura e a paixão do professor Fletcher. A intensidade das cenas conecta o público do começo ao fim, como se ouvíssemos um extravagante espetáculo de jazz em que o tempo desaparece.

Whiplash nos remete a alguns dos grandes dilemas do exercício da autoridade pedagógica: até onde deve ir um professor perfeccionista?; quais são os limites morais da ambição de ser o melhor?; até que ponto a educação deve ser pautada na competitividade?; até onde deve se submeter o discípulo?

Hanna Flávia Saito

Jornalista e filósofa. Tradutora e parecerista editorial. Casada com Sampa, arrebatada por Natal. Missão na Carta: entrevistas e artigos sobre literatura, cinema, música e vida cultural em geral. Não encontrou motivos convincentes para ter uma conta no Facebook.

Comments are closed.

Artes

O Boom das Séries Inteligentes

Artes

A épica aventura de "O Rei dos Ladrões" (dica de filme)