Rio Grande do Norte, sexta-feira, 03 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de abril de 2015

Marcello Quintanilha lança HQs em Natal

postado por David Rêgo

Facebook QuintanilhaNesta quinta-feira, 09 de abril, com apoio da MBP Edições, K-Ótica, Editora Tribo e Comic House, a Editora Jovens Escribas e o seu selo de quadrinhos (Ao Quadrado), num grande esforço que durou semanas de negociação, trazem a Natal aquele que é um dos mais aclamados quadrinistas brasileiros da atualidade, Marcello Quintanilha. Ele conversará com jovens leitores e pretensos artistas da cidade e lança seus dois mais recentes álbuns “Tungstênio” e “Talco de vidro”.

Marcello Quintanilha

Nasceu em Niterói, em 1971 e trabalhou como ilustrador e animador em diversas empresas até publicar “Fealdade de Fabiano Gorilla” em 1999, sua primeira graphic novel. Naquele ano, durante a primeira edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, conheceu o francês François Boucq, que se interessou pelo seu trabalho e convenceu-o a enviar seus desenhos para editoras europeias. Em 2003, publicou La promesse (A promessa), primeiro volume da série Sept balles pour Oxford (Sete balas para Oxford), pela editora belga Le Lombard, com roteiro do argentino Jorge Zentner e do espanhol Montecarlo. O contrato com a editora belga levou Quintanilha a mudar-se para Barcelona, para ficar mais próximo dos roteiristas da série. Passou a publicar também ilustrações nos jornais espanhóis El País e Vanguardia. Ao mesmo tempo, continuou produzindo álbuns para o público brasileiro. Em 2005, publicou Salvador, na coleção Cidades Ilustradas da editora Casa 21. Seguiram-se Sábado dos meus amores (2009, troféu HQ Mix de melhor desenhista nacional) e Almas públicas (2011). Em 2014 e 2015, pela Editora Veneta, lançou respectivamente “Tungstênio”, e “Talco de Vidro”, os dois que lançará em Natal nesta quinta.

Marcello-Quintanilha-Talco-de-Vidro-Capa“Tungstênio” e “Talco de vidro”

Marcello Quintanilha é considerado o grande cronista dos quadrinhos brasileiros. Conquistou público e crítica com suas histórias sobre tipos cotidianos como jogadores de futebol, motoristas de lotação e jovens apaixonados do subúrbio carioca. Em “Tungstênio”, Quintanilha desloca seu olhar para Salvador e acrescenta à sua galeria de grandes personagens do cotidiano brasileiro policiais, traficantes e moças de coração partido. Sem deixar o lirismo de lado, o autor investe uma boa dose de suspense e ação neste trabalho vibrante e surpreendente. Foi considerado o melhor quadrinho de 2014 pelos jornais Estado de S. Paulo e O Globo. O livro já teve seus direitos vendidos para Portugal, Espanha e França. Já “Talco de Vidro”, lançado originalmente no Salão do Livro de Paris, mês passado, o autor cria um thriller psicológico a partir da crise existencial de Rosângela, uma dentista de Niterói, bem casada, que afunda em uma espiral de autodestruição até a beira da imoralidade e do crime.

capa_tungstenioEspecialistas disseram sobre o autor:

“Pra mim, o Quintanilha é o melhor autor brasileiro de quadrinhos hoje. Melhor até mesmo que o Shiko (o quadrinista paraibano Shiko, considerado por muitos leitores o melhor autor de HQs nacionais). Ler uma história do Marcello Quintanilha é receber uma senhora aula de narrativa para os quadrinhos, que só não é gratuita porque você precisa comprar o livro.” (Alex de Souza – jornalista e especialista em quadrinhos)

“É primorosa a maneira como Quintanilha entrelaça as narrativas, os pensamentos e as falas dos personagens” (Ronaldo Bressane – jornalista, escritor e autor da HQ “V.I.S.H.N.U”)

“Quintanilha captura um Brasil sem heróis nem perdedores, mas incrivelmente vivo” (Folha de São Paulo)

“Marcello Quintanilha é um dos grandes contadores de histórias do Brasil. Seu trabalho é impecável e seus álbuns são obrigatórios. Especialmente para aprender (muito) sobre a linguagem dos quadrinhos e a forma de contar uma história.” (Universo HQ – site especializado em quadrinhos)

Participação de editoras locais: Além do lançamento das graphic novels de Marcello Quintanilha, os produtores locais de quadrinhos e zines também se farão presentes, expondo e vendendo seus materiais. A Editora Tribo, a MBP (Milena e Brum Produções), o coletivo K-ótica e a própria Jovens Escribas estarão presentes com publicações e autores.

Bate-papo gratuito: antes do lançamento, a partir das 14h30, o autor Marcello Quintanilha estará na K-ótica Loja, na Av. Salgado Filho, conversando gratuitamente sobre publicações autorais.

 

 

Abaixo informações sobre o lançamento:

Lançamento das graphic novels: “Tungstênio” e “Talco de vidro” (Marcello Quintanilha)

Local: Comic Coffee Shop – Av. Miguel Castro, nº 1336 – quase esquina com Prudente de Morais (em cima da Drogaria Globo).

Data: 09 de abril de 2015 (Quinta-feira)

Hora: A partir das 19h30

Contato do autor:

Marcello Quintanilha: marcelloquintanilha@yahoo.com

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

Comments are closed.

Artes

Revelações do Rock Natalense

Artes

Conto dos Pilares