Rio Grande do Norte, sexta-feira, 10 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de abril de 2015

Nota de repúdio do Coletivo Acadêmico de Ciências Sociais à criminalização dos estudantes na UFRN

postado por Carta Potiguar

Não é de hoje que a reitoria da UFRN criminaliza estudantes que se movimentam política e artisticamente dentro dos espaços acadêmicos. Desde 2012 que se intensificaram os atritos entre a instituição e estudantes. A ocupação da reitoria, nesse mesmo ano, foi a expressão maior de uma tentativa de diálogo entre estudantes e reitoria a respeito dos episódios de autoritarismo que vinham se acumulando na nossa universidade. O não cumprimento do termo de acordo de desocupação e a constante criminalização dos militantes perdura até hoje, fazendo com que nós, estudantes, lutemos contra essas atitudes autoritárias e venhamos através desta nota explicitar nosso repúdio à postura excessivamente punitiva da atual gestão.

Como já citamos, no ano de 2012 se acentuou tal postura autoritária da instituição, um exemplo disso foi o caso de um desentendimento entre um funcionário da Garra Vigilância e um estudante, quando esse foi ameaçado e teve uma arma apontada para sua cabeça por um guarda que, em seguida,  deflagrou um tiro em direção a um grupo de estudantes que estavam no local. Ainda no mesmo ano, um estudante que vinha denunciando os contratos superfaturados da UFRN com a Garra vigilância acabou sendo internado compulsoriamente em um hospital psiquiátrico a mando da instituição, sofrendo danos físicos e psíquicos por conta de tal situação.

A última ocupação da reitoria, em 2014, foi motivada por um caso de tortura, em que um estudante foi agredido mais uma vez por um segurança, repetindo o histórico de agressões e autoritarismo da segurança na UFRN.

Além do confronto cotidiano entre seguranças e estudantes, a reitoria vem intimando/intimidando todos que se expressam no movimento estudantil da UFRN, indo a suas casas, lugares de trabalho e estudo, distribuindo intimações e causando constrangimentos de todas as formas – como já relatados publicamente por alguns estudantes que receberam tais intimações. As recentes perseguições estão gerando notas, inclusive, dos professores e da imprensa local, que estão demonstrando repúdio a essa situação.

Por tudo isso, exigimos a retirada dos processos administrativos contra todos que participaram das últimas ocupações e movimentações políticas e artísticas dentro da UFRN. Também exigimos o cumprimento dos acordos já firmados entre reitoria e estudantes – sobretudo o da ocupação de 2012. Entendemos que essas perseguições são extremamente arbitrárias e não correspondem à universidade que queremos construir.

Assinam:

DCE – UFRN