Rio Grande do Norte, quarta-feira, 01 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de julho de 2016

Eleição movimenta Sindicato dos Jornalistas do RN nesta sexta-feira (08)

postado por Carta Potiguar

Por Leonardo Dantas

Na disputa estão a chapa 1, “Sou Sindjorn, Nova Luta! Novamente!”, liderada por Breno Perruci, e a chapa 2, “Reaja Jornalista”, representada por Anna Paula Andrade.

 Além de enfrentar um mercado cada vez mais enxuto, redações vazias e a temida era digital, onde ninguém sabe direito como se viabilizar financeiramente, os jornalistas do RN também sofrem com um dos piores pisos salariais do país. E é nesse cenário apocalíptico e com uma categoria desmotivada, que se faz necessário um sindicato atuante, que assegure, represente, dialogue e una a classe.

 Nesta sexta-feira (08) ocorre a eleição para a nova diretoria do Sindijorn. De um lado está a chapa 01, que tenta se reeleger e dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. A principal proposta do grupo, representado por Breno Perucci, atual presidente, é tentar viabilizar financeiramente e criar condições de tornar o sindicato sustentável. “Já conquistamos um espírito aguerrido aceitável nos últimos anos e hoje temos o respeito dos patrões, a credibilidade da sociedade e a confiança da categoria”, afirma.

VerônicaMacedo-crédito Brenno lembra que a luta por um piso salarial melhor continua sendo prioridade. “Quando assumi éramos o pior, agora já somos o segundo pior. É um avanço mínimo, mas é um primeiro passo e a cada ano estamos diminuindo a distância dos que estão à nossa frente”. Ele acredita também que o jornalismo de qualidade e imparcial sempre será viável em qualquer que seja a plataforma. “Estamos em um processo de reinvenção para criarmos novos atrativos que tragam filiações e tornem a adimplência interessante”, finaliza.

Em oposição à atual gestão, a chapa 02 “Reaja, Jornalista!”, liderada por Anna Paula Andrade, tem como objetivo fortalecer o sindicato angariando novos sindicalizados. “Os profissionais que se formaram nos últimos cinco, dez anos não estão no sindicato pela falta de interesse e por sentir que não tem nenhum benefício”, explica.

AnnaPaulaAinda de acordo com Anna Paula, a categoria não se sente mais representada pelo Sindjorn tanto pela falta de transparência nas contas, como da distância da entidade com os profissionais e da burocracia engessada do órgão. “É um absurdo o sindicato não ter um site, não prestar contas, em plena era da informação e transparência. Os jornalistas mossoroenses precisam vir pessoalmente até a sede em Natal, encontra-la aberta, pois existe apenas um funcionário, preencher uma ficha de papel, voltar para Mossoró”, revela.

A jornalista ressalta, que a chapa não tem como objetivo ser a “salvação do jornalismo impresso”, mas pensar em maneiras criativas de viabilizar a profissão, dar um novo fôlego ao sindicato e unir a categoria. Quando questionada sobre a falta de experiência, Anna Paula é enfática e alega que apesar de ter apenas 28 anos, já tem duas graduações, terminou um mestrado recentemente e já trabalhou na assessoria de sindicatos. “Nossa chapa é diversa e é a cara das nossas redações hoje. Você tem jovens talentos e profissionais experientes como Rudson Soares e Tácito Costa, que já foi vice-presidente do Sindicato. Tenho tempo disponível, muita força de vontade e uma chapa muito forte”, finaliza.

O pleito acontecerá no horário entre 08h e 20h. Em Natal, o sindicalizado poderá se dirigir até a sede do Sindicato ou votar pela urna itinerante que passará nos veículos de comunicação da capital. Já em Mossoró, a votação será na sede do Jornal de Fato, sob a coordenação do mesário Wilson Pereira.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

Novas eleições?

Política

Humor, empatia e o episódio de Gregório Duvivier no comício do PSOL-RJ