Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 1 de março de 2012

“A pesquisa SINDUSCON/CONSULT é séria e imparcial”, diz presidente do Sindicato

postado por Daniel Menezes

Em entrevista a uma rádio da cidade, o Presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar, afirmou que as pesquisas eleitorais que vêm sendo produzidas mensalmente pelo SINDUSCON/INSTITUTO CONSULT são sérias e imparciais. Enfatizou também que buscou a Consult como parceira porque a empresa representava credibilidade e idoneidade.

Não tenho elementos para questionar a credibilidade de ninguém. Porém, o fato é que, historicamente, a Consult sempre foi ligada ao grupo Wilma de Farias. Sempre trabalhou para a presidente estadual do PSB. Estranhamente (coincidência?), sempre errou a favor da guerreira e/ou de seus candidatos. Com números, às vezes, que ultrapassam a margem de erro (lembrar da eleição de 2006 em que a Consult afirmou um dia antes da eleição que Wilma ganharia com uma diferença sobre Garibaldi de 10%. A diferença foi de 2%. Fátima Bezerra, apoiada por Wilma em 2008, iria, conforme pesquisa consult, para o segundo turno com tranquilidade. O resultado conhecemos.).

Na primeira pesquisa SINDUSCON/CONSULT, publicada no início do ano, foi significativa a “inflada” recebida por Wilma de Faria em seus números. Comparada com outras sondagens, Wilma apareceu muito melhor na fita no levantamento da Consult/Sinduscon.

Mais uma vez, não questiono a idoneidade de tais levantamentos. Agora, se o Sinduscon queria, de fato, atribuir credibilidade às suas sondagens e produzir seus levantamentos sem ninguém ligado a grupos políticos, poderia ter procurado os deptos de Estatística/Ciências Sociais da UFRN. Com as bases de pesquisas existentes, encontraria a possibilidade de fomentar pesquisa universitária séria capitaneada pelos melhores profissionais do estado. E o que é ainda mais fundamental: com cunho acadêmico sem nenhuma, mas nenhuma mesmo, ligação política.

BALELA

O Sinduscon, segundo o presidente, teve, através da publicação de pesquisas, a intenção apenas de divulgar o estado da corrida eleitoral de Natal para os cidadãos.

Será?

O Sinduscon, historicamente, sempre participou efetivamente das eleições, apoiando candidatos.

Apoiou Micarla de Sousa em 2008 financeiramente.

Não é uma crítica. É uma simples constatação. Num regime democrático todos podem e devem participar.

Mas dizer que não tem nenhum interesse quando financia e publica uma sondagem eleitoral é o mesmo que desafiar a inteligência do eleitor.

NO FORNO

O Sinduscon/Consult publica mais uma pesquisa eleitoral. Sai do forno hoje a tarde.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Paulo Emílio disse:

    Só esperar pra ver… 

Política

A lorota da Coteminas

Política

Coteminas: prefeito Jaime Calado desafia a inteligência