Rio Grande do Norte, segunda-feira, 13 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de março de 2012

Morre um dos maiores gênios dos quadrinhos: Moebius

postado por Mario Rasec

Na manhã deste sábado morreu o autor e desenhista de quadrinhos francês Jean Giraud, ou, como era mais conhecido: Moebius. Ao morrer aos 73 anos, Moebius deixa um grande legado na história dos quadrinhos e uma legião de fãs. Moebius também contribuiu com o cinema na produção de filmes como O Quinto Elemento, Alien: O Oitavo Passageiro, O Segredo do Abismo e, junto com Alejandro Jodorowsky, tentou adaptar para o cinema o livro Duna de Frank Herbert, além de algumas animações.

Possuidor de um traço inconfundível, Moebius foi condecorado em 1985 com a Ordem das Artes e Letras pelo então presidente francês Francois Mitterrand.

 

 

Jean Giraud/Moebius (1938 – 2012)

Mario Rasec

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e roteirista de HQs. Autor de Os Black (quadrinho de humor) e de outras publicações.

2 Responses

  1. Bruno Rafael disse:

    De fato, uma grande baixa no mundo da Arte Sequencial. Quando assisti Duna, era garoto e nem fazia ideia do peso da dupla Jodorowsky/Moebius, só sabia que era bom! Vim ter noção quando descobri que existia vida inteligente além, muito além, dos mangás, ao apreciar “Incal” e outras obras da mesma trupe. Porém, Moebius há de se manter vivo na perpetuação de sua obra e nas inspirações aos atuais e futuros desenhistas.

  2. Mario disse:

    Só para evitar alguma confusão: Moebios e  Jodorowsky
    não conseguiram adaptar Duna para o cinema, o projeto foi arquivado. Duna foi para
    o cinema na direção de David Lynch.

Artes

Divulgado o trailer de On The Road

Artes

Suicidas