Rio Grande do Norte, sábado, 11 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de março de 2012

Anonymous: a ação continua – Site da Câmara Municipal Hackeado.

postado por David Rêgo

Aparentemente a primeira ação do grupo de hackers (que identificam-se como ” L0p3z and r0x”) que está atuando no RN na tarde de Sábado do dia 10 de Março foi a invasão do site do Midway. Após isto, uma série de emails foram enviados com a seguinte mensagem:

“o governo paga milhares de reais a uma empresa para cuidar de seus sites, a Maxmeio, com dinheiro publico eles pagam uma empresa altamente insegura. Em forma de protesto alteramos a pagina inicial dos sites. Queremos alertar a população e mostrar aos políticos, que não esqueceremos o que eles fizeram. Durante a semana eu vou mostrar como o governo estar deixando dados dos cidadãos vulneravel”.

Dando continuidade aos ataques anunciados na Web, Hackers invadem o site da Câmara Municipal de Natal e deixam texto justificando suas ações, segue abaixo cópia do conteúdo (ou leia diretamente da página hackeada “http://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/2045/hacked-by-anonymous“):

 

Hacked by: Anonymous

Amo meu País de coração, e fico indignado em pensar no que poderíamos ser hoje, se não existissem tantos políticos ladrões e corruptos. Vejo com tristeza e lágrimas nos olhos, nossas riquezas Ambientais e nossas economias esvaírem, sendo transferidas todos os dias para outros paises. D. Pedro mudou nossa história mas não conseguiu mudar os saques que duram 500 anos. O Brasil já é uma grande Nação de dimensões Continentais, só falta uma coisa: O “Patriotismo”. Até quando meu Brasil adorado vai sangrar…..

Com tantos casos vindo a conhecimento publico não podemos deixar de reparar no descrédito dos brasileiros na política. E um dos principais fatores desse descrédito é a corrupção generalizada, quase endêmica, em todos os ramos das atividades política e econômica brasileiras.

Poderíamos supor que a corrupção do brasileiro vem do famoso jeito malandro que tanto atribuem à conduta de nossos conterrâneos, mas não seria isso um despautério? Todos os povos do mundo são corruptíveis. Em condições de liberdade vemos ao longo dos tempos, e a história comprova com fatos, povos inteiros que quebraram regras e leis se tornando corruptos e sendo punidos posteriormente.

O que caracteriza uma corrupção brasileira é a falta de punição que vemos por aqui. Já que em outros países do mundo a punição é severa e eficiente, as pessoas ficam com muito mais receio de aplicar golpes e burlar as leis sabendo que provavelmente irão para a cadeia.

Não podemos esquecer também que a origem desse processo corrupto que vemos eclodir hoje vem de uma época remota que parece esquecida. A época da ditadura militar brasileira. Durante cerca de vinte anos houve um processo arraigado de implementação da corrupção no país.

Não sendo muito estranho que agora comece uma limpeza, já que os resquícios ditatoriais estão se extinguido e com isso dando espaços para ações de pessoas que estão em outro processo cultural que não aquele de trinta anos atrás.

A corrupção não é brasileira, mas sim universal. O que temos é a falta de punição adequada para coagir tais atos e preveni-los. E com esse processo todo de cassações de mandatos esperamos que a corrupção possa diminuir e, enfim, daqui há algumas décadas possamos nos orgulhar de vivermos em um país menos corrupto.

No Brasil nunca um político ou funcionário publico foi processado, por crimes, apenas são aposentados com gordas aposentadorias, isto se dá também a corrupção generalizada, leis feitas por eles para beneficiar apenas eles, os corruptos se cercaram de leis que os torno quase que intransponível, isto dá a eles o poder de roubar o dinheiro publico sem que sejam punidos.

Só a opinião publica pode mudar este contexto agressor a sociedade, paga-se impostos somente para fomentar a corrupção, e a cada governo aumenta mais, pois somente este governo criou para ele 93.000 cabides de emprego ou seja, ganha-se sem trabalhar, acredita-se que existem hoje mais de 4 milhões de cabides de emprego dados pelos políticos brasileiros, fora os desvios de verbas entre outras, a cada ano o brasileiro paga mais impostos e os benefícios são cada vês menores.

Autor: L0p3z and r0x
Imagem do Texto (clique na imagem para ampliar):
Em tempos globalizados, não apenas o mercado mundializa-se. O Ciberativismo também.

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

One Response

  1. Estudante disse:

    Por um lado, a CP publica artigos criticando o que seria um moralismo quando a imprensa trata da corrupção, por outro, quando os anônimos ficam indignados diante de tanta corrupção, publica suas idéias.

    Já li artigos que tratam a critica contra a corrupção como moralismo da classe média, como se fosse um pecado mortal ser de classe média, ou como se o PT não incentivasse o consumismo. De modo muito amador, tratam a classe média como uma coisa só, um monólito.

    Moralidade pública faz bem e iguala (moralmente) as pessoas de acordo com seus direitos. Ou vão dizer que moral não é importante na sociedade? Há pelo menos um autor na PC que se preocupa com a moral…

Sociedade e Cultura

Site do MidWay Hackeado pelo Grupo Anonymous

Sociedade e Cultura

Lista de Sites do RN Hackeados em ação de Ciberativismo do grupo Anonymous