Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 30 de maio de 2012

A chatice dos intelectualoides – Dailor Varela (in memorian)

Mais um artigo póstumo do poeta Dailor Varela para o portal Carta Potiguar, enviados por sua filha Máh Luporini.

postado por Carta Potiguar

O intelectualoide acima de tudo é um chato. É aquele sujeito que lê Sartre, no original, já leu duas vezes “A Divina Comédia” de Dante, não gosta de MPB, prefere os clássicos e se veste como um bem comportado advogado. Sua erudição não serve para nada. Aliás, serve, para mostrar aos amigos que o suportam que ele é um culto. Compra todo final de semana, o “Estadão” e a “Folha de SP” para ler aquele suplemento de cultura que a maioria dos autores escreve para eles mesmos. Adora réplicas como aquela que movimentou o meio cultural envolvendo o poeta Ferreira Gullar e o poeta concretista Augusto de Campos, em torno da questão, quem descobriu a obra de Oswald de Andrade? Como se isso tivesse a mínima importância.

O intelectualoide detesta o novo. Para ele, o Poema/Processo foi uma aberração e artistas como Falves, Jota Medeiros, entre outros são uns incultos que vulgarizam a arte, a poesia. Ter uma colagem de Falves, na parede? Jamais. O intelectualoide é reacionário, que defende Deus, Pátria e Família. Geralmente gostam de ser chamados de Mestres ou Professores. Jamais escreve qualquer cosia. Se o fazem, o texto é de uma chatice absoluta. Odeiam qualquer manifestação pop, da contracultura. Desde a geração beat até os Rolling Stones. Gostam de ópera e politicamente definem-se como “neoliberais”, o rótulo mais cretino para definir a nova Direita Nacional, povoada de “neoliberais”. O intelectualoide é extremamente moralista, desde o seio familiar. Acha que toda nudez deve mesmo ser castigada. É a favor da Censura. Para proteger “os valores familiares”. Nem quer ouvir falar em cultura popular. Prefere Shakespeare, para ele (os críticos) “o maior escrevedor que a humanidade já criou”.

O intelectualoíde não comete excessos, como tomar um porre no Beco da Lama, na companhia de Falves. Prefere um bom vinho francês, em casa, com a família, discutindo a reforma da casa com a patroa. Em casa tem uma vasta biblioteca, maioria de clássicos da Literatura. Já tentou ler “Káos” de Jorge Mautner. Desistiu e acha Mautner insuportável, tanto como escritor e pior ainda como musico. Acha que Nelson Jacobina, tocando violino, um atentado aos instrumentos que tanto arrancou suspiros na velha realeza.

 

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Artes

Haneke sem fim

Artes

O Corvo (2012)