Rio Grande do Norte, terça-feira, 14 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 19 de junho de 2012

Por que o Circular da UFRN não é interditado?

postado por Daniel Menezes

É incompreensível ver que o Circular da UFRN, que leva aluno como caminhão carrega batata, não sofre intervenção de órgão competente. Ou alguém tem alguma dúvida de que o Circular da UFRN infrinja quase todas as leis de trânsito?

Se for proibido ônibus transitar com porta aberta, pessoas nas escadas e com cerca de 100 pessoas em pé, Circular-UFRN deve ser interditado.

O desprezo em relação ao tema passa impressão de que MP, PMN, Semob, UFRN, Seturn, etc, esperam um acidente pra resolverem o problema.

PS. A Reitora Ângela Paiva e a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enfatizaram que iriam acabar com a situação de penúria em que o referido transporte se encontra. Bem, escuto essa conversa desde 2000, quando entrei em um curso de graduação na instituição.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

6 Responses

  1. Pedro Andrade disse:

    Infelizmente o número de ônibus circular-UFRNnão acompanha o crescente número de alunos da universidade e por isso, temos asuperlotação dos veículos que conduzem os estudantes. Se por um lado, é deconhecimento de todos que o poder público não investe na frota de ônibus quecirculam pelo campus universitário, coisa que deveria fazer. Por outro, é poucoincompreensível que uma universidade, local de ampla produção de conhecimento ede produção tecnológica, não tenha apresentado soluções inovadoras,inteligentes e criativas para resolver o seu próprio problema, como porexemplo: carona solidária ou um sistema compartilhado de uso debibicletas.
    Acredito que o assunto exige aresponsabilização tanto dos órgãos públicos como também da própria universidade,que a cada ano que passa aumenta seu número de alunos sem se comprometer aoferecê-los o transporte coletivo mais confortável.

  2. Linaldojr disse:

    Acrescenta-se a isso, a total inércia do DCE da UFRN que, assumidamente petista, não toma nenhuma iniciativa enquanto instituição representativa dos estudantes, mostrando abertamente a sua posição de pelegos do governo Dilma.

  3. Daniel Menezes disse:

    Linaldo, 

    venho criticando o DCE por falta de autonômia em relação ao PT.
    Não sou contra um movimento estudantil ter aproximação com um partido. Alias, isso é até bom e democrático. 
    No entanto, pela falta de distanciamento crítico, há uma perda de legitimidade dentro da própria UFRN, pois há setores da universidade, achando que o DCE é apenas o PT, que dá de ombros para o movimento estudantil.
    No caso, falta pressão aberta do DCE contra Angela Paiva. Afinal, ela precisa se sentir pressionada pelos estudantes.
    Agora, se o candidato eleito a reitoria não tivesse sido Angela e fosse a do PSOL, você acredita que a pressão não teria sido 100 vezes maior?

  4. Paulo disse:

    Retrato do triste sistema de transporte público da cidade. Experimenta pegar um ônibus pela manhã na zona norte ou para vir pra ZN as18h.

    E ninguém faz nada porque, público não é para todos é para pobre, então o pobre que se f…  

  5. Dennyslucas13 disse:

    Daniel,
    Apoiei a eleição de Ângela, tinha gente no DCE que preferia Arlete. Dizer que o DCE vem pegando leve com a reitoria, é uma afirmação que posso até ter acordo, mas não por ser do PT, acredito que tem outros motivos. Por exemplo, o pro-reitor mais próximo do pessoal do DCE, q era o de extensão, o prof Cipriano Maia, pediu p sair por discordar da maneira como a gestão vinha sendo gerido. Não conseguiu mostrar isso mais claramente, assim como o DCE não tem conseguido mobilizar. O problema é de direção? Não acho. Acho que os estudantes tem tido outros interesses.

  6. Maria disse:

    Quem dera fosse só o circular! Imagine o que nao passam os que moram na ZN todos os dias…

Cidades

O buraco nosso de cada dia

Cidades

Juízes/Promotores: a última nobreza de Estado será a primeira a receber aumento de Rosalba Ciarlini