Rio Grande do Norte, sexta-feira, 03 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de julho de 2012

Rosalba reconhece derrota na saúde pública do RN

postado por Daniel Menezes

Rosalba acaba de decretar estado de calamidade na saúde pública do RN. A ação, segundo ela, visa dar celeridade às ações para melhorar o atendimento da precária rede pública. A Rosa, como chama o jornalismo bajulatório, alega que irá investir 25 milhões em reforma, aparelhamento e construção de novos leitos na rede estadual.

A medida traz um ponto que merece uma análise mais criteriosa do que a simples reprodução do release da assessoria do governo. A crítica tem de se fazer presente. É fundamental apontar a falta de prioridade e planejamento por parte da administração rosada. A gestão estadual não pode apenas apresentar soluções de momento, mas planejar às atividades a longo e médio prazo. A governadora já está administrando o Estado há mais de 500 dias. Teria todas as condições de efetivar um planejamento, sem aperreios, de uma área tão sensível, sobretudo, para os mais pobres. O caos na saúde é a derrota de Rosalba – médica pediatra.

E não adianta usar o argumento retrovisor. Apesar da saúde no passado não ter funcionado a contento, é fato, por exemplo, que Rosalba Ciarlini fez cortes no orçamento deste ano de 2012 para a saúde. Em que pese os recordes mensais que a arrecadação não cansa de apresentar, a pasta teve diminuição orçamentária de 1,3%. Isto implica uma perda de 18 milhões em relação a 2011.

E aí, portanto, cabe a pergunta: se não tivesse cortado no início do ano, planejado e investido desde o começo de 2012, a situação não estaria menos desfavorável?

ATENÇÃO MP, TCE E CGE

O estado de calamidade serve também para dispensar licitações. O princípio é valido, pois como o próprio nome já caracteriza, a situação é de urgência e não pode esperar o trâmite normal.

Mas é preciso atenção por parte dos órgãos fiscalizados. Se com licitação já é difícil, imagine efetivar contratação de construtoras e prestadoras de serviço sem o estabelecimento de um critério mínimo de concorrência.

PARCERIA DO PÚBLICO QUE DÁ PARA O PRIVADO

Rosalba Ciarlini ainda prometeu a construção de mais um hospital de traumatologia, que deve funcionar em Natal. A nova unidade vai ser gerada, através de parceria público-privada.

Em tempos ITCI, MARCA, OS e adjacências, a relação também inspira cuidados.

PONTO POSITIVO

Rosalba ainda anunciou que irá trazer para os seus devidos postos os funcionários da saúde cedidos para outras secretárias. Além disso, passará a fiscalizar o cumprimento de plantões e carga horária por parte dos servidores públicos do setor. Algo fundamental e, se for de fato implementado, corajoso.

O bom servidor não irá se incomodar. A ação servirá para colocar freio nos plantonistas que ficam em casa de “sobreaviso”, ou dão expediente de 24 horas por dia em hospitais públicos. Algo impossível.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

5 Responses

  1. Enoqueflavio disse:

     O POVO PODE PREPARA-SE POIS O ESTADO TODO VAI FICAR EM CALAMIDADE, POIS ESSE GOVERNO VAI FICAR NA HISTÓRIA  COMO O PIOR GOVERNO QUE JÁ TEVE NO RIO GRANDE DO NORTE, PARABÉNS GOVERNADORA.

  2. Enoqueflavio disse:

    O POVO DEVERIA SI UNIR E FAZER MANIFESTAÇÕES, PASSEATAS POIS ESSE GOVERNO VAI DEIXAR O ESTADO EM EXTINTO ,POIS A SAÚDE JÁ TA COMPROVADO, A SEGURANÇA VAI SER O PRÓXIMO E DEPOIS A EDUCAÇÃO,  PODE TER CERTEZA DE UMA COISA SI EM 2 ANOS ESTAR ASSIM ,E COM MAS 2 ANOS, O BICHO VAI PEGAR.  O ESTADO VAI QUEBRAR .

  3. Guto_chico disse:

    E aí petistas da Carta Potiguar: escrevam sobre isso:

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/07/justica-manda-suspender-passaporte-diplomatico-dado-filho-de-lula.html

    Eu sei que vocês sonham em dar passaporte turbinado para os seus filhos também, mas tenho de lembrar que vivemos numa república e não na Bananada do Lula.

  4. Arthur disse:

    Vamos aprender a escrever em português?
    Guto, qual a relação do que você colocou com o atual post?
    Outra coisa, quem concorda com tudo, mesmo sendo filiado ao partido, é ignorante.
    Lula foi o melhor presidente pós ditadura que o país teve até agora, mas é gente e
    faz burrice como qualquer um, e quem concorda com tudo que ele faz é cego.

    • Guto_chico disse:


      Lula foi o melhor presidente pós ditadura que o país teve até agora” – você é a voz personificada da história.

Política

Operação Assepsia: ITCI atua no RN desde o governo Wilma

Política

E aí, também vamos falar do caixa dois do PT?