Rio Grande do Norte, sábado, 04 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de agosto de 2012

Não aguento mais a pressão: dando um tempo da Carta Potiguar

postado por Daniel Menezes

Caros amigos leitores,

 

idealizei esse espaço desde o início. Algo que era despretensioso cresceu e passou a influenciar a esfera pública potiguar.

Participei de vários debates e, sem nenhuma falsa modéstia, ajudei a construir pautas que antes eram ignoradas na cidade, ou não recebiam a importância que merecem.

A Carta Potiguar me trouxe visibilidade, mas também inimigos. Apesar de sempre fundamentar o meu diálogo em argumentos críticos, como manda a ética de uma ação que prima pela comunicação reflexiva, fui vítima de inúmeros ataques pessoais, estratégia vil, mas comumente praticada por essas bandas. Aguentei o tranco.

Para os maledicentes: a Carta Potiguar não me gera renda. Pelo contrário! A exposição de minhas posições dificulta meu trabalho de pesquisa eleitoral e outros serviços que presto no mercado político. Perdi parcerias economicamente interessantes por causa desse portal, por imaginar que o mais importante era solidificar algo legal e diferente como a CP. Gasto parte do meu salário e perco horas do dia para alimentar, diariamente, o que considero, também sem falsa modéstia, um dos espaços mais democráticos de debate do RN.

Já aguentei muita pressão, mas a última veio de um lugar e de pessoas que eu sequer especulava. Hoje, sinto que não tenho mais cabeça para fazer a coluna que eu produzo na Carta.

Em decorrência de críticas a uma questão pública, que é uma eleição, passaram a me ameaçar na minha carreira universitária, com processos e com a torpe estratégia de espalhar mentiras sobre a minha vida pessoal.

Na imprensa isso não acontece(u) apenas comigo. Outros também passa(ra)m pela mesma situação e suporta(ra)m. Admiro. Porém, para mim não dá mais. Depois, se tiver condições, retorno. Por ora, é parar e refletir.

PS. Como a Carta Potiguar não se resume a minha pessoa, continuará normalmente.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

36 Responses

  1. Lucas disse:

    Os que se acham de esquerda tal qual os que se acham de direita no Brasil pouco se importam com a democracia, quer mesmo é saber de poder, do poder de mandar, de empregar quem quer sem concurso, de roubar e nao ser incomodado, é triste, boa sorte Daniel, democracia no Brasil é so uma palavra que veio da grecia e nada mais, nao desista de suas ideias e vença esses vagabundos que se acham donos da ufrn. sou leitor da carta e nao desisto, sei que ainda vou comentar muitas materias suas.

  2. Anonymous disse:

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, tadinho…..Já não era sem tempo de deixar de usar o “espaço mais democrático de debate do RN” (nessas horas esquecem da universidade), e deixar de falar asneiras do “espaço mais democrático do RN”.

  3. Carlos Queiroz disse:

    Parabéns pela sua contribuição, Daniel! Força aí!

  4. Cecília Marinho disse:

    infelizmente o mundo está cheio disso: inveja, corrupção, politicagem e gente querendo tirar vantagem maldizendo outros, pessoas inclusive que tentam representar uma sociedade sem saber receber críticas, difícil hein. mas quero só ver você “sambando” na cara dessa galera depois Daniel… e está bem pertinho disso acontecer. dê seu tempo com a certeza de que voltará a escrever, a fazer seu trabalho bem feito ( traçando críticas baseada em argumentos eficazes para trazer uma comunicação clara a quem lê ). e se for o caso, que pelo visto é, pra continuar e continuar e continuar incomodando muita gente.

  5. Julio disse:

    Daniel, cara, sei bem quem são os que lhe atacam. Não concordava com boa parte dos seus textos, mas era notável a forma como você não se furtava do debate. Vi você publicar textos que criticavam a sua opinião. Uma pena sua saída. Espero que retorne o quanto antes.

  6. Helio Dantas disse:

    Anonymous, foi por atitudes como a sua que Daniel Menezes desistiu do site. Bela estratégia a sua, a de criticar uma postura com ofensas pessoas e usando do anonimato. Deve ter sido você quem ameaçou o criador do site.

  7. Daniel Silva disse:

    Como Assim sair e fazer o jogo que esperam?
    Ta ai uma posição que não consigo entender. Acaso achavas que seria fácil?
    Repense rapaz e reafirme seus posicionamentos.

  8. Hugo disse:

    Ei, tu fala daquela direita da UFRN q faz pose de revolucionária e mete o dedo na cara de tudo mundo????????????????????

  9. Daniela Alves disse:

    Taí tb não acho certo sair do site. É o que eles querem.

  10. Pedro disse:

    Lamentável, ponto!

  11. Luiza Dias disse:

    Gente, isso é um absurdo. Mais absurdo ainda é ver que ten pessoas como o covarde do anonynous que acha bom isso e utiliza a mesma estratégia de ataque pessoa que deixou o Daniel abatido. Esse povo não aprende… #FicaDaniel

  12. Alyson Freire disse:

    Desnecessário falar da importância e empenho de Daniel para a Carta Potiguar.

    Bem sabemos que, quando nos envolvemos no debate de ideias, enfrentamos bem mais do que argumentos, ainda que tentemos nos valer apenas destes últimos. Interesses, valores, força e emoções totalmente estrangeiros ao temas dos debates também entram em jogo, tornando-o pesado, violento, desgastante e, as vezes, injusto e autoritário.

    Enfim, tenho certeza que Daniel voltará em breve, com o mesmo fôlego, ethos democrático e pensamento afiado que lhe consagraram por aqui. Enquanto isso, tocaremos a Carta Potiguar e aguardamos seu retorno. Força!

  13. Flaubert disse:

    Eu lhe disse, Daniel, para você não defender esse povo.

  14. Jr disse:

    Êêrraaa, tu não aguenta uma semana sem escrever. se eu apostar é dinheiro ganho…

  15. André Leitor disse:

    Enfim a ESQUERDA fascista tirou UM esquerdista da mídia! faltam 206765545! hahaha

  16. Luiz disse:

    Se sentir-se ameaçado, denuncie e peça uma investigação na polícia, aí dá-se nomes aos “bois”.

  17. Jefferson disse:

    Se a esquerda trata seus pares dessa forma, não precisa nem de inimigos.

  18. Edmilson Lopes de Oliveira disse:

    Daniel,
    lamentável a sua saída (espero que momentânea!) do espaço público internético. Você dignifica o debate público nestas plagas. Volte loco, caro. E mande os cães ladrarem em outra freguesia, cara.
    Edmilson Lopes Júnior

  19. Regina disse:

    Recarregue as baterias e retorne com toda a sua força, professor. Não se deixe levar pela tirania dos fascistas travestidos de esquerdistas do setor II. Você é muito maior do que isso.

  20. Aluno de Ciências Sociais disse:

    Professor, sei que atacou o Sr. São os mesmos que usam a ufrn para fazer política em favor de partidos políticos. São os que usam leninismo em tudo e quem não aceita eles cortam as cabeças. Lenin não serve para fazer uma pesquisa, mas eles ficam empurrando ele em tudo. Puta merda, deviam abrir uma sindicância contra essas pessoas. Não digo os nomes, mas você deve imaginar quem são. são os que lhe atacam agora.

  21. Tô de Olho disse:

    Aluno faltou você falar que o professor citado fica obrigado os bolsistas do PET de ir para eventos de comunistas. Ele não quer montar um partido político, mas uma igreja: a igreja marxista dos últimos dias.

  22. Hayek disse:

    O Deus SOL nunca me enganou.

  23. Ele só tá dando um tempo. volta em seguida, melhor e mais forte. 😀

  24. Mario Rasec disse:

    Homi, renove suas forças e volte logo.

  25. @pedro1andrade disse:

    Homi, renove suas forças e volte logo. [2]

  26. Hebert disse:

    Eita, pra fazer daniel parar, deve ter sido muito sério. Fico triste em ver nos comentários que ainda tem gente que faz chacota. FASCISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Riva disse:

    Homi, renove suas forças e volte logo (3).

  28. Vanda Regina Albuquerque disse:

    Força, Daniel. Já já vc volta revigorado!
    Abraço!

  29. Letícia disse:

    Renove suas forças e volte logo (4).

  30. Aline disse:

    “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.”
    Einstein

  31. Paulo Emílio disse:

    Com uma esquerda dessas, quem precisa de direita?

  32. Guto_chico disse:

    Daniel, você ajudou a criar a Carta Potiguar, que é verdadeiramente um espaço democrático. Eu criticaria você por ser PT e por declarar voto através da sua revista, que tinha grande chance de ser um espaço de “pura” crítica, esclarecendo as desonestidades de todos os partidos. Você joga fora essa possibilidade de crítica quando está vinculado politicamente com um partido, lamento. Vire o jogo, cara, mande os partidos para o “Partido que o Pariu” e continue uma Carta desvinculada dessas pragas.

  33. Rafael disse:

    Daniel, se você fosse um cara sério diria quem está ameaçando tua carreira universitária e parava de espalhar boatos. Este teu papel de falsa vítima parece mais uma manobra para puxar sardinha pro teu saco e do teu candidato. Prefiro aqueles artistas que quando estão saindo fora do palco causam horrores para voltar ao cenário com tudo! Se fazer de vítima só para tentar aumentar o IBOPE do teu candidato não é uma postura séria. Vc compromete a imagem dos outros e a sua própria, no final das contas vc não recorrer a nada e sabe porque? Não pelo fato de que vc não tenha medo, mas justamente pelo fato de vc acusar os outros sem prova!!! Diz o ditado antigo ”quem não deve, não teme!”. Vai em frente e coloca essa causa na justiça, mas quando notarem que é pura picuinha eleitoral tua vão logo te desmascarar

    • Igor Andrade disse:

      Primeiro que o Daniel não é um artista, ele é um sociólogo. Ele tenta fazer o trabalho dele, mas só leva patada e ameaças pelos corredores da universidade, o que tem de mal ele parar de escrever por um tempo e anunciar aos seus leitores? Este seu comentário parece mais uma defesa do possível agressor. Mas numa coisa eu concordo era bom mesmo que o professor documentasse tudo, deixasse bem registrado, que aí eu queria ver da onde vem a picuinha. Professor estou com você, seus artigos da carta me motivam a ser um estudante melhor. Abraço

  34. Justiceiro disse:

    Rafael deve ser um fake do agressor. Rapaz, pelo menos assine a mensagem, ou então deixe o cara em paz.

Política

Percalços da igualdade

Política

Batman ou o “V” ou os partidos políticos são eternos?