Rio Grande do Norte, segunda-feira, 06 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de setembro de 2012

Facebook: nova política de privacidade

postado por Ivenio Hermes

Alerta sobre Segurança Pública!

 

Considerações iniciais e urgentes

Amigos, em tempos de globalização e alta taxa de velocidade de informação, poucas leis e regras que definem certos limites e o uso abusivo, pode nos tornar vítimas daquilo que gostamos.

Particularmente, compartilho nesse editorial uma preocupação importante com a atual política do facebook e retransmito o comunicado abaixo!

“O Facebook é agora uma entidade de capital aberto”.

“Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indiretamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas atualizações de status.”

AVISO DE PRIVACIDADE:

“Aviso – qualquer pessoa e/ou instituição e/ou agente e/ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e/ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicada no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308.”

Dica importante da Lara Capela Do Monte (estudante de direito e profissional de segurança pública), recomendo que todos que têm a preocupação que ela tem, e que também eu tenho, sigam o que ela diz:

Com as mudanças do FB, agora todos ficam sabendo de coisas de pessoas que nem estão nos seus contatos só porque um contato seu faz um comentário ou “curte” algo de alguém.  EU NÃO QUERO que pessoas fora do meu contato possam ler e ver todos os meus comentários e meus detalhes.

Mas isso não tem como mudar, pois é a nova configuração do novo Facebook, por isso peço POR FAVOR: peço que façam o seguinte:

1)    Em uma postagem ou na sua lista de amigos, ponha o mouse sobre a minha foto (sem clicar), espere até aparecer uma janela;

2)    Continue descendo o cursor do mouse sobre “Amigos” (ainda sem clicar);

3)    Desça até “Configurações” e clique, vai aparecer uma lista;

4)    Na lista, clique em “Comentários e Curtir” e com isso SE RETIRA A OPÇÃO, e minhas atividades entre meus amigos e familiares não se tornam de domínio público.

MUITÍSSIMO OBRIGADO! Clique em “curtir” caso queira que eu faça isso com o seu perfil também. E se quiser copiar e colar no seu mural, por favor, faça para assegurar a sua privacidade!”

Considerações finais e não menos urgentes

Siga o exemplo de Lara e de muitas outras pessoas preocupadas com o bem comum, copie esse texto na íntegra e cole na sua linha do tempo, no seu mural do facebook, nos grupos dos quais participa, alerte seus conhecidos.

Se preferir, divulgue a própria página, copiando e colando o link: http://bitly.com/RCi77d

Segurança Pública, Direitos Humanos, Igualdade, Cidadania e outros valores precisam andar de mãos dadas em harmonia, amor e cooperação para melhorarmos a sociedade na qual vivemos.

Até mais.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

9 Responses

  1. Jun disse:

    Quanta besteira…. já está provado que tudo isso não passa de um boato desde maio….

  2. Benedito Andrade disse:

    Putz, nunca imaginei que a Carta Potiguar ia publicar uma corrente de internet. Daqui a pouco estarão pedindo para compartilhar 10x essa matéria, sob o risco de aparecer um chupa cabra e matar toda a família; ou que cada compartilhamento vai doar R$ 0,29 para as vítimas do tsunami. credibilidade e pesquisa de fontes passaram longe…

    • A Carta Potiguar não está publicando um trote só por publicar. Se você observar bem, verá que Ivênio só está prestando um serviço de utilidade pública, além de ser extremamente generoso para com os leitores e usuários. Se você ler bem este texto (se tiver paciência, veja este outro:
      https://www.cartapotiguar.com.br/2012/09/10/9705/), vai ver que ele não só não está pedindo pra divulgar esse trote, como indicando um modo de contornar as dificuldades com a política de privacidade do Facebook.

  3. Que coisa mais absurda! Se você fizer o que está sendo recomendado, simplesmente, o que você publicar em sua página, ninguem mais vai ver o que você publicou, ou o que os seus amigos publicarem, também você não vai mais ver. Você vai ficar ISOLADO. Isso é uma cilada gente. Além do que, é só procurar no Google, que você vai comprovar que esta notícia de PRIVACIDADE é FALSA, até em inglês, pois o texto foi manipulado. Vejam neste site : http://www.gizmodo.com.br/no-facebook-aviso-de-privacidade-e-mais-um-viral-enganoso/ Acordem , não sejam idiótas!

  4. Olá todos,
    ao contrário do que informam a notícia tem fundamento sim. Segue links para esclarecimento:
    Perigos do Capital Aberto
    http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/os-perigos-do-capital-aberto/Ações do Facebook caem no 3º dia de negociações na bolsahttp://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/acoes-do-facebook-caem-no-3-dia-de-negociacoes-na-bolsa.htmlhttp://spaamcollectorsforum.forumotion.com/t492-ucc-1-103-1-308-all-rights-reserved-without-prejudice

    http://flipside081611.blogspot.com.br/2012/06/ucc-1-103-1-308.html

    http://n-morgan.tumblr.com/post/27869845287/crimes-of-the-tsa-agents-byhttp://www.law.cornell.edu/ucc/1/article1.htm
    Para mais exclarecimentos fáceis de acessar:What does all rights reserved mean?

    It usually means that the publisher/author wants the viewer to know that the mere possession of a copy does not give the receiver any rights to make additional copies, derivatives works, or to…
    In copyright law what is the difference between exclusive right to publish and sell and all rights?

    The bundle of rights includes the right to copy, alter, distribute, or perform/display the work. If you write a book and give a publisher the exclusive right to publish and sell it, you still have…
    Difference between identifier and reserved word?

    an identifier is any word you choose to name an item in a java program.a reserved word is words that must be used only for their specified purpose.
    What is the difference between copyright and the right to privacy?

    Copyright is guaranteed in the Constitution, and privacy is not? I think it might be a shorter answer to list what they have in common: they are nebulously defined and hotly contested. Copyright…
    Is all rights reserved a publishing company?

    No; it is a statement included in copyright notifications asserting that mere possession of the document doesn’t confer any additional rights.Em breve faremos um texto mais “detalhado” sobre o assunto.

  5. Túlio Madson disse:

    A notícia sobre a manipulação de dados e a violação de privacidade do Facebook é fato. Mas isso:

    “Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indiretamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas atualizações de status”

    É uma corrente sim, não há nenhuma finalidade prática em colar isso ou não no mural.

Cidades

Maldito Montesquieu: CMN “revoga” aumento da tarifa de transporte público

Cidades

Cuidado Com Suas Informações Pessoais