Rio Grande do Norte, sexta-feira, 03 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de setembro de 2012

Perfil dos candidatos a vereadores: Amanda Gurgel

postado por Carta Potiguar

1 – Fale um pouco sobre sua história.

Nasci em Natal, em 1981. Morei aqui a maior parte da vida, a exceção de parte da infância, no interior da Bahia. Escolhi o curso de Letras influenciada por uma professora, Claudina, uma fonte de admiração. Me formei na UFRN e fiz especialização em Educação de Jovens e Adultos. Morei na residência universitária e trabalhei para me manter. Dei aula no cursinho pré-vestibular do DCE e nessa época iniciei minha atuação política. Hoje trabalho em duas escolas da rede pública no conjunto Nova Natal, na Zona Norte.

2 – O que te motiva a se propor candidato(a) a vereador(a)?

Política sempre fiz. Mas, após a repercussão da minha fala na Assembleia, vi a importância desse caminho como ponto de apoio para a luta pela educação. Sei que o caos do ensino não vai acabar se for eleita. Não me vejo como salvadora da pátria. Mas penso que minha eleição serviria para retirar o manto de invisibilidade que paira sobre professores, alunos e funcionários. O vídeo mostrou que existimos: “Estamos aqui, nossa vida é assim, está tudo errado.” Quero ser vereadora para mostrar que temos voz e para que a nossa luta tenha mais força.

3 – Qual a função acredita ser a de um(a) vereador(a)?

A maioria dos vereadores vê aquilo como profissão. O nosso objetivo para o mandato não tem nada a ver com o que vem sendo feito. Quero ser vereadora para mudar, e não para ser mudada. Não quero ficar em um gabinete, no ar condicionado, enquanto a vida lá fora continua igual. Um vereador deve ser a voz das pessoas, dos trabalhadores. Por exemplo, agora no aumento da passagem, se fosse vereadora, estaria na rua, nos protestos, do mesmo jeito que estive, como professora. E seria a primeira a propor revogar o aumento, e sem isenção de impostos, como já planejam para “ajudar” os empresários.

4 – Quais áreas, públicos, temas e projetos pretende priorizar e defender?

Primeiro a educação. Carlos Eduardo e Micarla não investiram nem os 25% que a lei manda. Vou propor 30% do Orçamento, já. Penso que a maioria da Câmara seria contra. Seria uma marca do mandato, sempre chamar os trabalhadores a pressionar, a brigar junto. O mandato seria também da saúde, dos que vivem sem saneamento e com lixo nos bairros. Não só da Educação, mas dos trabalhadores e da juventude. E em especial das mulheres. Não dá pra ter violência machista e 35 mil crianças sem creche. As mães não trabalham porque não tem onde deixar os filhos.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

8 Responses

  1. Pedro Andrade disse:

    Problemas na visualização!

  2. janaina disse:

    Mais uma Micarla surgindo na politica.

    • Breno disse:

      Qualquer um que “não seja do meio” (entenda-se dos mandatos profissionais) agora vai ser taxado de Micarla? E associado a sua imcompetência como gestora pública? Comentários desse tipo também têm sido feitos em Caicó em relação a uma das candidatas (que não é do balaio da mesmice [da tradição ineficaz que se alterna lá]). Acho esses comentários, no mínimo, preconceituosos.

      • Igor Gois disse:

        Não só preconceituoso como sem fundamento algum. Já que Micarla vem de familia com tradição na politica e tinha apoio dos Maias.

        Amanda é do PSTU, não tem apoio de nenhuma das oligarquias.

        eu ainda estou indeciso quanto a veradores, mas Amanda com certeza esta entre minhas opções.

  3. Caio Cesão disse:

    Torço demais pra que a Amanda seja eleita!

  4. DennysLucas disse:

    então compartilhem as entrevistas e propostas delas, entre elas, esta!!! Assim, como os dos candidatos que vocês acham que tem algo a dizer, esta é uma das que nós achamos importante compartilhar na Carta Potiguar!!! Ainda teremos mais, além dos perfis já publicados de Rodrigo Bico (PT), Soraya Godeiro (PT) e Sandro Pimentel (PSoL)…

  5. Karla Martins disse:

    É imprescindível que Amanda seja eleita para ocupar uma cadeira da Câmara dos Vereadores: seria uma mostra e uma prova de que o eleitorado natalense está começando a ter consciencia crítica dos que dizem representá-los. Falo isso não apenas por ser uma admiradora de sua causa, que é minha também, mas de uma ex-aluna que sabe que o discurso dela é estritamente coerente com as ações que ela engendra.

  6. Debora Nascimento disse:

    Antes de tudo,conheci Amanda Gurgel na porta de uma fabrica nas vesperas do dia internacional da mulher no mes de Março e tive o prazer de conversar poucos minutos com elas,sou tecnica em enfermagem, me chamo Debora Nascimento e falei pra ela a seguinte frase: “São de pessoas como vc que Natal precisa,tenho a mesma coragem q tu tens de meter a boca no mundo e lutar pelos nossos direitos e certamente muitas pessoas da minha area e da sua que trabalham em empress privadas que nao fazem isto que fizestes por medo de perder o emprego…” Eu apoio toda e qualquer iniciativa que ela fez,faz e fara pelo povo potiguar, por que vivemos hoje numa realidade onde cada vez mais o povo fica cego,surdo e mudo…nao se lembra ou nao querem ver o que e em que Natal se transformou. Em lixo, descaso e insegurança,sao pessoas como Amanda e outros que estao se candidatando que fazem a anos ou tentam fazer Natal melhor bem antes mesmo de um periodo eleitoral.Amanda Gurgel, quero lhe dizer que você esta de PARABENS, que voce ja esta de campanha ganha em nome de JESUS. E que vai fazer direito e justo as coisas andarem ou pelo menos reprimir essa corja de safados que ao longo desses anos so fizeram encher os proprios bolsos.

    É apenas um desabafo em nome de uma populaçao dentro de um caos chamado NATAL-RN.

Cidades

Por que aplaudir a coerência de Mineiro?

Política

O BADERNEIRO