Rio Grande do Norte, quarta-feira, 01 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 28 de setembro de 2012

Carlos Eduardo e Rogério Marinho criticam Fernando Mineiro

postado por Daniel Menezes

Algo não está batendo. Se Mineiro está tão atrás nas pesquisas, por qual motivo Carlos Eduardo e Rogério Marinho saíram dos seus postos para criticá-lo?

Carlos Eduardo, numa sabatina, atacou frontalmente o ex-presidente Lula, como se quisesse confrontar o PT.

Rogério Marinho, em uma fala, chamou Mineiro de o candidato do partido do mensalão.

Ora, numa eleição, diz o ditado, não vale a pena bater em cachorro morto.

O que se desenha é que o crescimento de Mineiro já começa a assustar e os ataques já dão uma boa sinalização de que tal fato preocupa os oponentes.

SEGUNDO TURNO COM MINEIRO

O segundo turno com Mineiro é a concretização de um debate sério e qualificado sobre os problemas que o natalense precisa enfrentar. Estou completamente convencido disso.

Caso Carlos Eduardo e Hermano se enfrentem num segundo turno, a discussão girará em torno da já cansativa pauta institucionaliza pelos dois: o debate será estabelecido para saber quem é mais ou menos Micarla, quem é mais ou menos continuísmo.

Alguém tem alguma dúvida?!

HERMANO ESTACIONA

Hermano parece ter batido no teto. É o que apontam todas as pesquisas, sobretudo depois que Carlos Eduardo colou Micarla e Rosalba no dito cujo.

A paralisação de Hermano demonstra também que sua pauta de diálogo é bastante frágil. Não adianta se mostrar como o candidato da renovação, se o referido bacarau compôs ativamente todas as administrações anteriores dos últimos 20 anos.

MINEIRO AVANÇA SOBRE HERMANO

Os eleitores começam, lentamente, a migrar de Hermano para Mineiro. É que alguns cidadãos já perceberam que Hermano Morais não representa renovação, muito menos mudança.

Mineiro se beneficia da disputa moralista e sem propostas claras pra cidade entre os candidatos Carlos Eduardo e Hermano Morais.

O ERRO DE CALCULO DE ROGÉRIO

O candidato do PSDB acreditou que seria o beneficiado da briga entre Carlos Eduardo e Hermano Morais, o que não ocorreu.

MINEIRO AVANÇA SOBRE CARLOS EDUARDO

Há uma parte dos eleitores de Carlos Eduardo que são do PT e começam a retornar com a empolgação gerada pela candidatura de Fernando Mineiro. Daí a razão de CEA ter criticado abertamente o também deputado pelo Partido dos Trabalhadores de forma indireta.

Só não sei se é uma boa atacar o ex-presidente Lula. A fala de Carlos Eduardo pode ser comprada como incoerente, já que ele se dizia da “base” anteriormente, além de afastar o seu eleitor, que tem raízes PTistas.

PS. Imagem retirada do blog da Laurita Arruda

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Zezim disse:

    Bicho, talvez até vote em Mineiro, mas esse teu texto tá mais pra panfleto do cara do que uma análise técnica de tendência de voto…

  2. Daniel Menezes disse:

    Opa,

    zezim, de fato, tem um elemento de torcida. Sempre faço questão de deixar isso claro.
    Porém, em nenhum momento, pautei a análise por dados fictícios.
    Mineiro cresce. Há pesquisas internas falando isso, nesse sentido.
    Hermano estaciona: o efeito “renovação” se esfacelou, até porque, convenhamos, Hermano não é renovação.
    Carlos Eduardo entendeu que Mineiro pode ajudar a provocar o segundo turno. Daí as críticas contra o Mineiro.

Política

Sociólogo diz que eleição vai para o segundo turno

Política

Direito da Democracia: Financiamento de campanhas eleitorais ou um barato que sai caro