Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 28 de outubro de 2012

Verlano Medeiros tem suspeição alegada por advogar para Edivan Martins

postado por Daniel Menezes

Do blog da KallynaKelly

 

Os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara(PCdoB) protocolaram junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no início da tarde deste sábado (27), um pedido de suspeição sobre a atuação do juiz eleitoral Verlano de Queiroz Medeiros no processo que pode atingir os mandatos que ambos conquistaram na eleição deste ano. A alegação é de que Verlano Medeiros, relator desse processo no TRE, advoga para o vereador Edivan Martins (PV), beneficiário da ação contra as reeleições de Raniere e George Câmara.

Ainda de acordo com essa linha de argumentação, o fato de defender Edivan Martins na ação penal da Operação Impacto deveria levar o juiz Verlano Medeiros a tomar a iniciativa de não atuar no processo em que o atual presidente da Câmara Municipal de Natal é parte diretamente interessada.

O juiz não tomou essa iniciativa, mesmo sendo relator do processo que apura a participação do PTdoB na eleição de outubro passado. O caso provocou uma reviravolta no resultado do pleito para a Câmara Municipal e beneficiou diretamente a Edivan Martins, permitindo que ele prossiga no Legislativo natalense, a despeito de não ter conseguido sua reeleição nas urnas.

 

 Edivan Martins prestigia a posse do seu advogado, Verlano Medeiros

Raniere e George estão recorrendo da decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Ibanez Monteiro, que anulou toda a votação da coligação União por Natal 2. Eles alegam que o PTdoB fora excluído da coligação antes da eleição e que os votos daquela legenda sequer foram contabilizados para o bloco partidário pelo qual eles se elegeram. “Pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deveriam ter sido anulados apenas os registros do partido comunicante, no caso do PTdoB, e não de todos os partidos da coligação União por Natal 2″, explica o advogado Gleydson Oliveira, representante dos vereadores do PRB e do PCdoB na ação.

A tese de que a participação do juiz Verlano Medeiros no processo do PTdoB está comprometida ganhou mais força com o desdobramento da ação. Momentos depois de ter arguida sua suspeição, com o pedido protocolado às 12h50 deste sábado, Medeiros decidiu indeferir os argumentos apresentados pelos vereadores do PRB e do PCdoB para que a sentença de Ibanez Monteiro fosse revista.

O pedido de suspeição de Verlano Medeiros será julgado pelo pleno do TRE, em data a ser definida.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Caranguejo é quem anda pra trás

Política

Silas Malafaia ajudou a eleger Haddad, Fruet e Carlos Eduardo