Rio Grande do Norte, segunda-feira, 13 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 21 de fevereiro de 2013

Vereadora Eleika Bezerra doa salário para instituições filantrópicas. E daí?

postado por Daniel Menezes

Tenho me mostrado terminantemente contrário a esse moralismo de doar os salários como projeto político, sobretudo, o capitaneado pela parlamentar municipal Eleika Bezerra (PSDC), que agora anuncia entregar parte dos vencimentos para instituições filantrópicas do bairro de Mãe Luíza.

Sao Francisco prega aos animaisOra, existe algo mais desmobilizador do que isso? Um vereador tem de atuar no legislativo como gerador de políticas-leis para melhorar a vida das pessoas. Vereador não é um messias, ou um São Francisco.

Sua atividade é a de realização do debate democrático qualificador, fiscalizador. De pensar meios para incluir, tornar o público, de fato, público.

E aí eu me pergunto, por que comemorar-elogiar tanto uma doação salarial? Ela é melhor política do que os que ficam com o referente pelo suor do seu próprio trabalho? Para mim, com todo o respeito que nutro pela vereadora, como em relação a qualquer outra pessoa, não quer dizer nada.

Alias, quer dizer algo. Que está faltando projeto de inclusão e de geração de cidadania, estes sim objetivos fundamentais daqueles que compõem a dita casa do povo.

No final, só a criminalização da política, com a alegação de fundo que ela é onerosa e a tentativa de se legitimar enquanto vereadora, a partir da ideia de que tem um coração bondoso.

Nesse moralismo, meus queridos, eu não vou cair.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. Caio Cesão disse:

    Daniel,

    artigo qualis Z1.

    Você acha que um aspecto social melhora como? Com reza? Com dízimo? Com jejum? Com o que? O salário dela ela faz o que bem quiser. Acho mais honesto do que o Hugo Manso agir de forma dissimulada e pedir apoio a Henrique Alves pra presidência da Câmara.

    Você está dizendo que o projeto da Eleika é apenas doar o salário dela?

    Quer dizer que ela vai passar 4 anos na Câmara Municipal de Natal apenas para doar o próprio salário? Você acha que ela não vai tentar UM projeto sequer?

    O ano mal começou e eu não entendo a sua birra. Está parecendo criança.

    Não voto e nem votei nela, mas a sua perseguição, birra, seja lá o que for, termina no vácuo.

    Fazer deste espaço o seu diário de desabafos pessoais é um comportamento que eu continuo achando reprovável.

  2. Daniel Menezes disse:

    Caro, tu olha os mesmos jornais que eu? Ela alardeou tal ação aos quatro ventos. Não a toa, recebeu elogios de um discurso antipolítico e moralista, típico de quem acha política (democracia?) algo supérfluo.

    • Caio Cesão disse:

      Caro Daniel, não estou negando que ela tenha alardeado que iria fazer doação.

      Eu só quero saber se você acha que a atuação política dela vai ser APENAS a de doar salário. Você acha isso realmente?

      Isso foi apenas um discurso pra ser eleita. Certamente ela se empenhará em tentar aprovar algum projeto pessoal dela ou ou da bancada que integra.

      Eu não li em canto algum a Eleika dizendo: “Meu projeto político e doar o meu salário de vereadora”.

      Você leu isso onde?

      O que eu sei é que a área de atuação dela é tendente a aspectos educacionais, só isso.

      Corrija-me se eu estiver errado.

  3. Não gosto da coisa dada e alardeada, creio que “caridade” se faz em silêncio. Conheço o trabalho da Professora Eleika e acredito que ela possa fazer uma boa atuação. Competência e conhecimento para tanto ela tem. O que pode prejudicar o seu desempenho, assim como de muitos, é esse jeito torto de se fazer política no Brasil, oposição é contra tudo, situação é a favor de tudo. E isso não tem nenhuma ligação com a formação das CM, pois funciona assim nos interiores e na capital (onde, supostamente, os vereadores são mais “preparados”). É aguardar p ver…

Política

Um Debate sobre a Expansão Universitária. Participe!

Política

#Fimdos15SalariosdaALRN: Pelo fim dos 15 salários dos Deputados da AL-RN