Rio Grande do Norte, sexta-feira, 10 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de julho de 2013

Midway mall, o monstrengo

postado por Daniel Menezes

O Midway, que teve sua construção reprovada por todas as instâncias competentes do RN (secretarias municipais, estaduais e pelos departamentos especializados da UFRN), foi empurrado goela abaixo de muita gente.

31619O “Muito mais Shopping”, como a sua publicidade modestamente o chama, fechou o principal corredor da cidade, dificultou ainda mais o acesso a já escanteada zona norte e travou a Av. Hermes da Fonseca, que liga a Zona Sul a Zona Leste.

O shopping afetou fortemente a nossa qualidade de vida sob a idéia de que estava criando empregos (cultivo cada vez mais medo deste argumento). O seu dono é saudado como um benfeitor por não ter levado (infelizmente!) o seu filhote para outro estado.

Sinal axiológico de modernidade para alguns, objetivamente, o Midway Mall piorou as condições de vida da maioria dos natalenses.

Há quem diga, esquecendo da história e do papel hoje desempenhado pelo monstrengo, que o trânsito está como está porque pobre passou a ter dinheiro para comprar carro.

Nessa lorota, meus caros, eu não vou cair.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

4 Responses

  1. Andrielio Araujo Pereira disse:

    Concordo com quase tudo o que o senhor Daniel Menezes falou, porém, mesmo sofrendo com o travamento do trânsito vez em quando, eu que moro em Nova Parnamirim e trabalho lá no Tirol, depois da AABB, posso dizer que sofro com problema causado pelo Monstrengo, e já sofri muito mais, já que passei 9 anos e 2 meses andando de ônibus nessa cidade, e há apenas 2 meses..
    E tendo em vista a falta de investimentos na tão sonhada mobilidade urbana, no transporte público, você há de convir que numa cidade que coloca centenas de carros na rua a cada mês, não há como não termos o caos em que a cidade está, quiçá o planeta…

  2. Danilo Diniz disse:

    Discordo totalmente com essa reportagem. O Shopping gera milhares de empregos diretos e indiretos, além de gerar uma receita enorme de impostos para o município e estado, se o dinheiro arrecadado não é bem gasto ai é outra situação, uma questão politica. Em relação ao trânsito a culpa não é do Shopping e sim de falta de planejamento de nessas secretarias de infra estrutura e mobilidade urbana. Do ponto de vista econômico, social e cultural o Shopping só tem a agregar.

  3. isa disse:

    Este planejamento é uma obrigação dos órgãos responsáveis, tanto da prefeitura como também do Estado em relação às BR’s!

  4. Daniel Menezes disse:

    Caros,

    não sou contra ao shopping. Mas o local era (é) totalmente inadequado. Geralmente, os shoppings centers são construídos no entorno das cidades.
    Natal, além disso, nunca teve um planejamento urbano minimamente sério. Junte-se a isso o fato de que as pessoas constroem o que querem do jeito que acham melhor, como foi o caso do Midway.
    Nosso problema não é de mais ou menos carros (um argumento mobilizado por quem se ressente e torce pelo retorno a um tempo em que só ele tinha carro e podia andar livremente. A raiva é porque agora pobre compra carro).
    A questão é de falta de planejamento urbano.

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