O Midway, que teve sua construção reprovada por todas as instâncias competentes do RN (secretarias municipais, estaduais e pelos departamentos especializados da UFRN), foi empurrado goela abaixo de muita gente.
O “Muito mais Shopping”, como a sua publicidade modestamente o chama, fechou o principal corredor da cidade, dificultou ainda mais o acesso a já escanteada zona norte e travou a Av. Hermes da Fonseca, que liga a Zona Sul a Zona Leste.
O shopping afetou fortemente a nossa qualidade de vida sob a idéia de que estava criando empregos (cultivo cada vez mais medo deste argumento). O seu dono é saudado como um benfeitor por não ter levado (infelizmente!) o seu filhote para outro estado.
Sinal axiológico de modernidade para alguns, objetivamente, o Midway Mall piorou as condições de vida da maioria dos natalenses.
Há quem diga, esquecendo da história e do papel hoje desempenhado pelo monstrengo, que o trânsito está como está porque pobre passou a ter dinheiro para comprar carro.
Nessa lorota, meus caros, eu não vou cair.
Concordo com quase tudo o que o senhor Daniel Menezes falou, porém, mesmo sofrendo com o travamento do trânsito vez em quando, eu que moro em Nova Parnamirim e trabalho lá no Tirol, depois da AABB, posso dizer que sofro com problema causado pelo Monstrengo, e já sofri muito mais, já que passei 9 anos e 2 meses andando de ônibus nessa cidade, e há apenas 2 meses..
E tendo em vista a falta de investimentos na tão sonhada mobilidade urbana, no transporte público, você há de convir que numa cidade que coloca centenas de carros na rua a cada mês, não há como não termos o caos em que a cidade está, quiçá o planeta…
Discordo totalmente com essa reportagem. O Shopping gera milhares de empregos diretos e indiretos, além de gerar uma receita enorme de impostos para o município e estado, se o dinheiro arrecadado não é bem gasto ai é outra situação, uma questão politica. Em relação ao trânsito a culpa não é do Shopping e sim de falta de planejamento de nessas secretarias de infra estrutura e mobilidade urbana. Do ponto de vista econômico, social e cultural o Shopping só tem a agregar.
Este planejamento é uma obrigação dos órgãos responsáveis, tanto da prefeitura como também do Estado em relação às BR’s!
Caros,
não sou contra ao shopping. Mas o local era (é) totalmente inadequado. Geralmente, os shoppings centers são construídos no entorno das cidades.
Natal, além disso, nunca teve um planejamento urbano minimamente sério. Junte-se a isso o fato de que as pessoas constroem o que querem do jeito que acham melhor, como foi o caso do Midway.
Nosso problema não é de mais ou menos carros (um argumento mobilizado por quem se ressente e torce pelo retorno a um tempo em que só ele tinha carro e podia andar livremente. A raiva é porque agora pobre compra carro).
A questão é de falta de planejamento urbano.