Rio Grande do Norte, quarta-feira, 15 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 21 de julho de 2013

O Estado brasileiro é laico, não ateu!

postado por Daniel Menezes

Gente, que bobagem é essa contra o Papa, de questionar gastos com segurança, almoço, etc.

Há um forte cheiro de intolerância aliado a um udenismo no ar.

O Senhor é chefe de Estado e é representante religioso da maioria dos brasileiros.

O Brasil tem a obrigação de recebê-lo bem.

O Estado é laico, não ateu.

Portanto, deve respeitar os diversos líderes religiosos e os respectivos fieis.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

14 Responses

  1. Thanatos O-Yama disse:

    Engraçado falar de estado laico em teoria … Tanto que temos bancada evangélica e partido cristão … Fora esse já viu partido umbandista ? Etc ? Não …. Tanto é que os ditos cristãos estavam (estão) criando leis para destruírem terreiros …

    Receber bem é uma coisa, abrir as pernas é outra … E justamente por ser estado LAICO que ELE não deve ter tratamento melhor que qualquer outro … Se um turista visita o Brasil, ele que arca com os custos, não o país … Até porque a instituição católica tem dinheiro de sobra para tal …

    • diogocacho disse:

      Quanta ignorância e intolerância em um só comentário. Se não existe partido umbandista será porque não existe maioria nessa manifestação capaz de colocar um representante no poder?

      Caso você não tenha lido, o Papa é um CHEFE DE ESTADO, a obrigação de qualquer Estado é garantir a segurança de um CHEFE DE ESTADO que o visite, ele não é um mero turista que veio conhecer o pão de açúcar e tomar banho em copacabana. Não tem a menor noção das obrigações do governo e nas consequências de omissão numa situação dessas.

      E não, não estou defendendo partidos cristão nem projetos tendenciosos dessa bancada que toma força a cada dia e muito menos o Papa. Apenas defendo que cada um se informe antes de sair despejando seu ódio e frustração política e social em tudo que aparece um pouquinho mais na mídia.

      • Thanatos O-Yama disse:

        Errado, ele é CHEFE RELIGIOSO … Ele não vem como chefe de ESTADO DO VATICANO e sim CHEFE DE UMA ORDEM RELIGIOSA. Então me poupe de sua pseudo-informação …

        E se não existe partido umbandista porque neste país de laico só o nome onde nos tribunais de justiça tem crucifixo que é símbolo cristão … Imagine colocar uma estátua de exu ? No mínimo, seu comentário é tosco e cego.

  2. Thais Paulo disse:

    O Estado é laico, não ateu. – Disse tudo.

  3. Antonio Paiva disse:

    Besteira? Não acho. Falta dinheiro para questões mais importantes e se gasta com acontecimentos de impacto visual como esses.. Concordo sim que o estado é laico, todas as religiões devem conviver pacificamente. Mas favorecer uma em detrimento as outras é palhaçada.

  4. Geremias Bristot disse:

    É um chefe de estado com intenções não diplomáticas, apenas religiosas. Se ele se aproveita de sua posição diplomática privilegiada para ser recebido com muitas regalias em um país, ele é um aproveitador.

  5. Victor disse:

    Respeito a chefe religioso é piada né?? Quem respeita os lideres evangélicos, balela! Isso é hipocrisia e nada mais. O dinheiro que os lidere evangélicos usam são dos dizimos e ofertas dinheiro da menoria evangélica dada de forma consciente e ainda recebe duras criticas, ja em uma viagem dessa, o papa vem com dinheiro dos cofres públicos tirado de todo povo querendo ou não, e até que não é da mesma religião católica banca essa romaria do papa, e sem falar o que os políticos se aproveita pra botar a mão numa empreitada dessa.

  6. Victor disse:

    Respeito a chefe religioso é piada né?? Quem respeita os lideres evangélicos, isso é privilégio. O dinheiro que os lidere evangélicos usam em missões são dos dizimos e ofertas dinheiro da menoria evangélica dada de forma consciente e ainda recebe duras criticas, ja em uma viagem dessa, o papa vem com dinheiro dos cofres públicos tirado de todo povo querendo ou não, e até que não é da mesma religião católica banca essa romaria do papa, e sem falar o que os políticos se aproveita pra botar a mão numa empreitada dessa.

  7. Patrícia disse:

    Deve-se questionar os gastos sim. Não é se opor a vinda do Papa. Não é querer impedir os católicos de expressar sua religiosidade. É questionar os gastos, pois falta dinheiro para tudo nesse país, menos para eventos. Eventos que podem ser menos. Logo um sociólogo nos dizendo para não questionar. Tenha vergonha, rapaz!

  8. Daniel Menezes disse:

    A crítica ao “questionamento” está clara: é que o questionamento contra o gasto está alicerçado em intolerância religiosa e numa suposta ideia de que tudo o que envolve política é sinônimo de crime (o tal do udenismo).

    Ora, há gasto com tudo o que é líder de estado que vem aqui. Isso é normal. Diz respeito às relações que tecemos com outros países, que também trazem inúmeros benefícios (acordos bilaterais de comércio, imigração, estudos, bolsas, etc). Não vivemos ilhados no mundo, não?!

    Outra: a gente deve deixar o papa levar uma bala na cabeça no Brasil e ser alojado de modo inadequado? É de bom alvitre fazer uma segurança digna e hospedá-lo devidamente.

    O propósito dessa (pseudo) crítica contra a vinda do papa é só de “escandalizar” e jogar a população contra as instituições democráticas de um lado; num antipoliticismo que só fortalece a mídia e a suposta eficiência do mercado; por outro, de provocar mais intolerância religiosa.

    Sim, mais uma coisa: sou ateu. Mas não sou antidemocrático.

    • Thanatos O-Yama disse:

      Não importa se você é ateu, evangélico, umbandista, kardecista etc … Continua com uma argumentação com base em sofismos e mais sofismos … Querer dizer que: ” Diz respeito às relações que tecemos com outros países, que também
      trazem inúmeros benefícios (acordos bilaterais de comércio, imigração,
      estudos, bolsas, etc). Não vivemos ilhados no mundo, não?!”

      Esqueci, importamos o que mesmo para o Vaticano ? Tá mais fácil importação de padres pedófilos para cá …

      “Outra: a gente deve deixar o papa levar uma bala na cabeça no Brasil e
      ser alojado de modo inadequado? É de bom alvitre fazer uma segurança
      digna e hospedá-lo devidamente.”

      Então devemos deixar qualquer outra pessoa que não seja o papa levar uma bala na cabeça no Brasil e não ter lugar para morar ?! Ops … Esqueci, aqui se mata todo dia e não se tem lugar para alojar as pessoas …

      Antes de ficar lambendo a botinas do Papa devia se preocupar com quem MORA no Brasil, onde o R$ que está sendo usado ali favorece SOMENTE um segmento religioso, afinal ele não vem como CHEFE DE ESTADO e sim CHEFE RELIGIOSO …

      E no seu comentário só tem de certo o “PSEUDO-CRÍTICA”. Intolerância religiosa é tirar das várias e fornecer para uma … Quando falarmos em reestruturação e tombamento de terreiros que estão sendo destruídos por DEPUTADOS evangélicos, aí você fale de intolerância religiosa do alto do seu cômodo no Tirol …

      Ser ateu não é ser antidemocrático, mas é ser RACIONAL e LÓGICO, coisa que este post passou longe, muito longe …

  9. Aécio Silva disse:

    Que publicação mais aleatória e sem argumento… Como não questionar uma fortuna gasta com um líder religioso? No que essa visita dele aqui vai ajudar? É só pra agradar seguidores?
    Quem quiser ver seus ídolos que paguem por isso, e não financiamento público de eventos religiosos.

    Temos fome, enfermidades, insegurança, falta de educação e falta de moral.

    Respeite meu trabalho, não tenho produzir luxo pra seu ninguém.

    • Francisco Neto disse:

      Você quer dizer que não há retorno? Por favor né. Procure uma vaga no hotel do RJ, quanto dinheiro de fiéis foram gastos em passagens aéreas? E rodoviárias? Dentre outras formas de consumo e gastos dos turistas no RJ. É bom sempre a gente ler ou pelo menos procurar saber das coisas mais aprofundado antes de sair defecando com os dedos nos sites por aí.

  10. elviro disse:

    O estado não é gay, no entanto deve respeitar e garantir a segurança no dia do orgulho gay, ou seja recolhe impostos de uma forma “ecumênica”
    para garantir a saúde, educação e segurança…pagamos impostos para isso, ficar questionando soa como censura….não tenho nada com isso, não vou mais quero segurança para quem vai, eles pagam altos impostos.

Política

Entre a vitória e o isolamento

Política

O RN Está Ruim Mas Ainda Pode Piorar