Rio Grande do Norte, quinta-feira, 09 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de julho de 2013

Prefeitura do Natal acaba com o PROEDUC

postado por Daniel Menezes

Município cuida de educação fundamental, creche, etc. Nada a ver com universidade, competência do governo federal e muito menos tem a ver com criação de matrículas para faculdades privadas.

Eu, desde o início dessa absurda política, critiquei a contradição que representava o PROEDUC.

Fiquei feliz em ver que o prefeito pôs fim nessa ação, implementada pela ex-prefeita Micarla de Sousa, que só penaliza o município.

Cerca de 1 milhão a mais que entrará nos cofres da prefeitura em decorrência do fim da renúncia fiscal concedida às empresas do setor.

Veiculo dois textos que publiquei em 2011 e 2012, criticando o PROEDUC:

O caos na educação básica de Natal garante o lucro das universidades privadas

O caos na educação básica de Natal garante o lucro das universidades privadas

PROEDUC E SEUS MALEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO NATALENSE

Por Daniel Menezes

Carta Potiguar

12 de Setembro de 2011

Sei que a minha opinião não agradará muita gente. Porém, tento interferir na cena pública para qualificar o debate e não para fazer média com ninguém.

Por isso que digo que o PROEDUC, programa da prefeitura do Natal, que subsidia parte das mensalidades dos alunos aprovados em faculdades privadas, traz mais prejuízos do que benefícios para os natalenses.

Ora, a questão não é complexa. O PROEDUC, segundo a propaganda governamental, paga metade da mensalidade de milhares de alunos do ensino superior, tornando escassos os recursos da prefeitura no âmbito da educação para, na mesma medida, promover o ingresso de milhares de crianças que hoje não vão à escola no ensino fundamental porque não existem vagas disponíveis.

Escolha política e não administrativa.

O pacto federativo diz que, do ponto de vista educacional, a união se encarrega do ensino superior, o governo do estado do ensino médio e a prefeitura do ensino fundamental.

Por que, então, a prefeitura deixa de inserir milhares de crianças no ensino fundamental, que é a sua principal responsabilidade, para atender a um modelo privatista de geração de matrículas em faculdades privadas?! É como se o governo federal fechasse a UFRN e o IFRN, instituições de sua competência, para abrir vagas para os alunos do ensino básico. O raciocínio não cola.

A prática careceria de lógica se não existisse o lobby das universidades privadas para assegurar milhares de novos alunos. O projeto, inclusive, foi uma propositura da bancada que mantém na Câmara Municipal do Natal.

A prefeitura tem de garantir as condições de acesso ao ensino fundamental e não promover o aumento da lucratividade das faculdades privadas, sobretudo porque o governo federal ampliou significativamente as vagas no ensino superior (Universidades Federais e Institutos Federais) e ainda custeia quase um milhão de alunos no PROUNI.

Porém, entre melhorar suas escolas, que estão sendo fechadas por não apresentarem condições mínimas de uso, e promover o acesso dos filhos dos natalenses ao ensino fundamental, a prefeitura vem preferindo fortalecer instituições privadas do setor educacional.

Atitude politicamente questionável e administrativamente insustentável.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. mik disse:

    Só podia ser um sociólogo….Vc acha que,o cancelamento do PROEDUC vai adiantar alguma melhora no ensino fundamental e médio?
    Não me faça rir.
    não quero nem pensar aonde esse dinheiro vai parar.

  2. Daniel Cunha disse:

    Meu Deus… vc tem tanto estudo, e achar que com essa fatalidade do PROEDUC nossas escolas vão receber mais verbas? Cara vc eh um ignorante!! Se nao houvesse tanto ladrão na politica, podia fazer 10 programas socias no municipio desse tipo que ainda sobrava verba! Nem precisa ser inteligente pra saber disso! O que o governo ganha com impostos, podia nos dar muito mais que um PROEDUC!

    FAZ-ME RIR tbm!

Cidades

#OcupaPrefeituraNatal

Cidades

Seminário debate Agenda Metropolitana de Natal