Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de março de 2015

Confissões de amor “Antes do Pôr do Sol” (dica de filme)

 

Richard LinkLater, célebre por Waking Life e BoyHood, vem se mostrando um diretor excêntrico, além de apaixonado por filosofia e literatura de ficção. Como a maioria de seus filmes, Before Sunset (Antes do Pôr do Sol), de 2004, trata da questão do tempo e das escolhas éticas.

before-sunset-ethan-hawke-julie-delpy

Antes do Pôr do Sol conta a história de amor que muita gente gostaria de viver

O longa é a continuação de Before Sunrise (e precede Before Midnight), que cativou um público fiel, porém pequeno. Com um orçamento diminuto, Linklater conseguiu construir um dos diálogos mais notáveis do cinema: o casal de amantes que se reencontra nove anos depois de terem vivido um curto romance em Viena perambula por Paris, entre memórias saudosas e confissões. Ambos se sentem infelizes com suas vidas atuais e, pouco a pouco, o desenrolar das cenas vai mostrando que o norte-americano Jesse e a francesa Celine têm uma fascinante conta erótica e afetiva a saudar. A conversa “cabeça” e criativa rola sem parar, tendo como pano de fundo a magia urbana parisiene. O realismo da obra vai além: as biografias dos atores Julie Delpy e Ethan Hawke, que coescreveram o roteiro, se confundem com as dos seus personagens, conferindo intensidade verídica ao drama romântico.

O começo do filme é meio cliché e pouco entusiasmante, contudo, de repente somos carregados pelo entusiasmo dos personagens, desenvolvidos com espontaneidade, densidade e fineza. Before Sunset é uma das maiores e mais imprevisíveis homenagens que o cinema prestou ao amor.

Hanna Flávia Saito

Jornalista e filósofa. Tradutora e parecerista editorial. Casada com Sampa, arrebatada por Natal. Missão na Carta: entrevistas e artigos sobre literatura, cinema, música e vida cultural em geral. Não encontrou motivos convincentes para ter uma conta no Facebook.

One Response

  1. Ednilson Silva disse:

    Tão bom quanto o primeiro “Antes do Por do Sol” é a prova de que as continuações podem sim ser dignas do original, para mim a Trilogia de Antes do Amanhecer é uma obra prima profunda e reflexiva… parabéns pelo post!

Artes

A épica aventura de "O Rei dos Ladrões" (dica de filme)

Artes

Revelações do Rock Natalense