Rio Grande do Norte, quarta-feira, 08 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de junho de 2015

Reatividade versus pró atividade o segredo da libertação

postado por Carta Potiguar

Escrito por Érico Tadeu em 14 de março de 2011

Ser uma pessoa reativa pode nos tornar inertes, paralisados, depressivos, carentes, amargos, infelizes, enfim, nos tornamos mortos vivos.

Para entendermos melhor, o que é reatividade? É um estado de sonhos. Sim, exatamente quem apenas sonha e acha  que a vida é apenas um conto de obrigações. Cuidado! Você  pode sofrer de reatividade.
Somos seres perfeitos dentro de nossas imperfeições e é isso que nos torna únicos no universo. Somos criadores do nosso próprio mundo e, então, por que apenas vivemos nos queixando de tudo e de todos? Escolhemos julgar do que realizar; não poupamos tristezas, mas economizamos na alegria, lutamos por prazeres e esquecemos dos desejos, porque escolhemos ser reativos.

Entendendo a pró atividade.

Se pretende entender a diferença de reativo pra pró ativo te convido a fazer um experimento. Faça um lista em uma folha e escreva em cima: “Eu tenho que:”. Em seguida, comece a listar suas obrigações, como por exemplo, “eu tenho que pagar contas”; “eu tenho que arrumar um emprego certo”; “eu tenho que estudar” e por aí vai. Simplesmente, deixe, sua listinha de obrigações aumentar a todo instante até perceber que finalmente houve um fim ou apenas cansou de se lembrar o tanto de obrigações existentes em sua vida.

Agora em  uma outra folha te convido a viver a pró atividade ou a libertação. Escreva em numa outra folha: “Eu quero:” e depois “ATENÇÃO! Liberte tudo o que realmente te faz suspirar”; “eu quero morar na praia”; “eu quero passar o dia numa rede”; “eu quero aprender violino”; “eu quero aprender javanês”;
“eu quero viver no meio do mato” etc. Liste tudo o que realmente te faz suspirar, toda a verdade que existe em seu coração e você não presta atenção.

erico

E aí você me pergunta: Érico o que isso tem realmente a ver com a minha libertação? Simples, se você entender que passa mais tempo se preocupando com as obrigações e deixando seus desejos de escanteio, cuidado!!! O universo vai te deixar de escanteio também.

Qual o relacionamento que você tem contigo mesmo? Se quer um bom relacionamento com alguém assuma um relacionamento com você. Você busca a felicidade? Tem se dado alguns presentes reais? Não carros, casas, enfim, bem materiais, mas sim tem se dado paz? Tem se dado amor? Tem se dado carinho? Você só  pode dar ao outro o que dá a si mesmo.

Pense nisso!

E isso é ser pró ativo. Duvide de tudo que ler  nessa página, questione, fique nervoso. Entretanto, se no final, você se permitir a experimentar o que está escrito, já é um processo de pró atividade ou libertação.

Pense nisso, se liberte.

SEJA PRÓ ATIVO!

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Auto-Ajuda

Por que sofremos por amor?

Auto-Ajuda

A busca da felicidade